Polêmica dos medidores aéreos de energia ganha novo capítulo em janeiro

A polêmica dos medidores aéreos da concessionária Amazonas Energia parece não ter fim. E vai ganhar um novo capítulo em janeiro. Em evento direcionado a jornalistas promovido pela empresa, na manhã desta quinta-feira (22), a concessionária anunciou que vai iniciar a instalação dos medidores em janeiro. Chamado de Sistema de Medição Inteligente da Amazonas Energia, o SMC, que utiliza medidores aéreos, já foi alvo de contenda judicial, embates com a população e até mesmo Lei estadual.

POPULAÇÃO RECHAÇA

Em alguns bairros, a população se revoltou, fez barricadas e queimou móveis e pneus para impedir que as equipes da Amazonas Energia entrassem em suas ruas para instalar os medidores. A polêmica criou uma animosidade inédita entre a população e a empresa concessionária de energia. Dificultou até mesmo os serviços de manutenção de rotina, pois as equipes são recebidas de forma hostil pela população.

PENDENGA JUDICIAL

Na Justiça, há um vaivém de decisões, ora favoráveis, ora contrárias à instalação dos medidores aéreos. A última decisão autoriza a empresa a instalar os medidores, derrubando a decisão anterior, que proibia a instalação. O senador Eduardo Braga (MDB) já anunciou que ingressou com Ação Cautelar para voltar a proibir a instalação. A aprovação de uma Lei estadual, de autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT), não foi suficiente para encerrar a polêmica e as disputas judiciais.

‘INOVAÇÃO TECNOLÓGICA’

Para a empresa, os novos medidores só trazem vantagens ao consumidor. Difícil é convencê-lo disso. No evento para jornalistas, a empresa alegou que o SMC é uma inovação tecnológica para o sistema de medição das concessionárias. “Ele traz mais qualidade, segurança e transparência ao serviço de medição e distribuição de energia elétrica. É a chamada medição inteligente, adotada em vários países da américa latina e em vários estados brasileiros já há alguns anos, agora chegando ao Amazonas”, informou.

REBELIÃO DESMENTIDA

Após rumores de que estariam ocorrendo rebeliões nas unidades prisionais da capital, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) esclareceram que não procede a informação. Os rumores de rebelião tiveram início por conta de movimentação policial atípica nas unidades prisionais.

SIMULAÇÃO DE ROTINA

De acordo com a SSP e a Seap, a movimentação nas unidades prisionais faz parte do exercício simulado de ruptura do Sistema Prisional (Operação Armagedom), monitorado por diversos órgãos integrados, além da atuação real de todas as equipes necessárias ao acompanhamento, contenção e resolução de crise. Operações desse tipo são realizadas de forma periódica.

ENCERRAMENTO DO ‘NATAL ITINERANTE’

Com a presença do governador Wilson Lima (UB), a programação de 2022 do “Natal Itinerante” será encerrada oficialmente nesta sexta-feira (23), às 10h30, no Ceti Dariana Zuleica Correa Lopes, no Residencial Viver Melhor I. O projeto levou a magia e o espírito natalino para diferentes áreas da cidade, com atividades artísticas, shows e distribuição de brinquedos para crianças de todas as zonas da capital. Foram contemplados com a programação os bairros Colônia Terra Nova, Ouro Verde, Nova Vitória, Alvorada, Santa Etelvina, Glória, Jorge Teixeira, Compensa e Viver Melhor.

DESPEDIDA DA RAINHA

A Mocidade Independente de Aparecida realiza, nesta sexta-feira (23), o Ensaio Especial de Natal da Bateria, que também vai fazer as vezes de despedida de sua Rainha de Bateria, Juh Campos, que está se mudando de malas e cuias para o Rio de Janeiro. Além de reinar à frente da bateria da Aparecida, Juh Campos também foi Rainha do Carnaval e é Musa da Mangueira. A programação tem início às 19h30, na área externa da quadra da escola. Logo após o ensaio, tem show ao vivo de Jyou Guerra.

LEMBRANÇAS DOS ANOS 90

Foi inaugurada nesta sexta-feira (22) a exposição “Boi Caprichoso – Um mural para a alegria”, instalada no Curral Zeca Xibelão, em Parintins. Realizada pelo Centro de Documentação e Memória do Boi-Bumbá Caprichoso, a exposição reúne, impressos em grande formato, registros produzidos na década de 1990 e início dos anos 2000 pelo fotógrafo Andreas Valentin. O projeto foi aprovado no Edital Amazonas Criativo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.