O anúncio foi feito em reunião, na segunda-feira (29), na sede da Sead.
O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) demonstrou indignação ao saber que as promoções dos oficiais da polícia militar, beneficiados com a progressão na carreira, no mês de fevereiro, vão ser pagas somente em 2022.
O parlamentar soube do fato, durante reunião , na segunda-feira (29), na sede da Secretaria de Estado da Administração (Sead), com a secretária da pasta, Inês Carolina Simonett, e um grupo de majores e capitães da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).
Ao saberem da notícia pela secretária, o grupo de oficiais lamentou a decisão do governador Wilson Lima (PSC) em reeditar o decreto do dia 16 de fevereiro, que concedia as promoções a 1.300 policiais. Com o decreto reeditado, os PMs continuam com as devidas promoções, mas o “benefício” no contracheque será somente para o próximo ano.
Wilker solicitou da secretaria uma reunião com a cúpula da PM em busca de encontrar soluções.
Há 30 anos no quadro da PM, o major Araújo Maia recebeu a promoção “no papel” para compor a reserva da PM, mas pensa em retornar aos trabalhos junto a corporação, uma vez que trabalhando não terá a perda de quase 40% do salário. O major explicou que os PMs foram promovidos, mas não receberam.
“Promoção ficou no papel”
No mês de fevereiro, o governador Wilson Lima cumpriu com o anúncio feito em 2020 e promoveu 1.314 policiais militares. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no mês de fevereiro. A maioria dos beneficiados com a progressão na carreira militar são praças, que correspondem a 1.186 militares.
Na ocasião, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, agradeceu o governador Wilson Lima pela iniciativa e disse que o mandatário não mede esforços para atender os anseios da polícia militar.