Foi aprovado nesta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Amazonas, o Projeto de Lei n° 460/220, de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), que dispõe sobre a realização do exame rápido para a dosagem de troponina cardíaca, no âmbito da rede pública estadual de saúde de emergência.
De acordo com a parlamentar, o exame é indispensável para o atendimento emergencial de pacientes com sintomas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), pois, otimiza o diagnóstico, evitando óbitos decorrentes de problemas cardíacos.
As primeiras horas de atendimento de um paciente são extremamente importantes para evitar que ele venha a óbito. Em caso de infarto, as proteínas(CTnI), presentes no músculo cardíaco, são liberadas na corrente sanguínea e podem ser detectadas no sangue aproximadamente 4 horas após o paciente apresentar os primeiros sintomas.
A deputada, que também é médica, se mostra preocupada com a falta de diagnóstico imediato desses pacientes, tendo em vista que, quanto mais rápido for realizado o atendimento, mais chances de recuperação.
“A realização do exame rápido para a dosagem de troponina cardíaca, ainda no setor de emergência, é essencial, pois o paciente não é dispensado da unidade sem receber a devida assistência, tendo em vista que, os indícios da doença nem sempre se demonstram com clareza. O procedimento torna mais eficaz a constatação do infarto e o início do tratamento de forma imediata”, justificou, Dra. Mayara.