Pesquisa mostra vantagem consolidada de Wilson; Braga declara guerra a pesquisas

Divulgado nesta sexta-feira (14), o mais recente levantamento do instituto Pontual Pesquisas confirma a margem de 16 pontos de vantagem do governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) sobre seu oponente Eduardo Braga (MDB) na intenção de votos do eleitor no segundo turno. Wilson tem 58% dos votos válidos contra 42% de Braga, segundo a pesquisa. Trata-se da terceira pesquisa do segundo turno que coloca Wilson com 16 pontos de vantagem sobre Braga.

CAPITAL E INTERIOR

Os números da Pontual Pesquisas também apontam que Wilson Lima tem a preferência dos eleitores da capital e do interior. Segundo o instituto, na capital, Wilson já está com 54,9% dos votos e no interior caminha para a reeleição com 61,1% dos votos. Já Eduardo Braga alcançou 45,1% dos votos válidos na capital e 38,9% no interior. A pesquisa ouviu 1.996 pessoas, presencialmente, entre os dias 8 e 10 de outubro em Manaus, Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Coari, Tefé, Maués, Iranduba, Tabatinga e Manicoré.

GUERRA CONTRA PESQUISAS

Muito embora seja lulista, o candidato Eduardo Braga tem repetido no Amazonas a estratégia bolsonarista de colocar as pesquisas e os institutos sob suspeita, inclusive recorrendo à Justiça Eleitoral para tentar impedir que sejam divulgadas. A pesquisa Pontual, divulgada nesta sexta-feira (14), foi uma delas. Braga já tentou impedir a divulgação de 13 pesquisas, das quais nove tiveram o pedido de suspensão negado pela Justiça, duas tiveram o pedido deferido e duas ainda aguardam decisão.

NOVA LEI DE LICITAÇÕES

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai realizar, na próxima semana, um curso de capacitação sobre a Lei Federal nº 14.133/2021, também conhecida como a Nova Lei de Licitações e Contratos. Voltado para servidores públicos e público em geral, o curso será ministrado pelo analista de controle da Aleam, Elinson Lima, que atua na Auditoria da Casa Legislativa. O curso começa na segunda-feira (17) e termina no dia 27 de outubro, sempre das 14h às 17h.

MUDANÇA NO CIEAM

Lúcio Flávio Morais de Oliveira foi anunciado esta semana como o primeiro presidente-executivo do Centro da Industria do Estado do Amazonas (CIEAM). A mudança faz parte do plano de profissionalização da gestão da entidade, que visa ampliar sua estrutura afim de proporcionar, cada vez mais, o melhor suporte a seus associados. Lúcio Flávio é conselheiro emérito da entidade e assumiu a presidência-executiva nesta quinta-feira (13).

DPE-AM INTERIORIZADA

A interiorização da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) é uma realidade cada vez mais expandida. Prova disso é a inauguração, na próxima segunda-feira (17), às 9h, da 14ª unidade da Defensoria no interior e a terceira na Região Metropolitana de Manaus (RMM). Trata-se da sede da DPE-AM no município de Rio Preto da Eva, a 80 quilômetros de Manaus. Com a nova unidade, a DPE-AM passa a alcançar 51 municípios do Estado.

POLO NAVAL

O Polo Naval da Região Amazônica será foco de reunião na Suframa, nesta segunda-feira (17), das 9h às 11h30, no auditório da Autarquia. O objetivo é promover discussões de alinhamento referentes à concepção do Polo Naval na Região Amazônica. O evento contará com apresentações do Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas (SINDNAVAL), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Instituto de Pesquisas Tecnológias (IPT), da Marinha do Brasil, do Comando Militar da Amazônia (CMA), da Yamaha da Amazônia e das startups AeroRiver, e Navegam.

VACINA CONTRA A COVID

Dez unidades de saúde da Prefeitura de Manaus irão disponibilizar a vacina contra a Covid-19 neste sábado (15) com funcionamento das 8h às 12h. A lista com endereços, horários e vacinas disponíveis pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br e também no link bit.ly/localvacinacovid19. Os usuários também podem tirar dúvidas e obter essas informações nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).