Divulgada na manhã desta quarta-feira (21), a mais recente pesquisa eleitoral da Perspectiva Mercado e Opinião mostra que a verdadeira disputa nesta reta final da campanha para o primeiro turno das eleições no Amazonas vai se dar entre os candidatos Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB). Com o governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) liderando com folga de mais de 10 pontos percentuais as intenções de voto, com 33,4%, resta aos dois, que estão tecnicamente empatados – Amazonino tem 23,1% e Braga 22,4% – brigarem entre si pela preferência do eleitor para chegar ao segundo turno.
ACORDO DE CAVALHEIROS
Resta saber se Amazonino e Braga vão romper o acordo de cavalheiros que vêm mantendo até agora na disputa eleitoral. Ambos têm poupado um ao outro até agora na campanha, centrando os ataques em Wilson. Chegaram até a conversar durante a pré-campanha e houve quem vislumbrasse uma aliança entre eles. Agora, terão de disputar voto a voto a possibilidade de continuarem na corrida pelo “Palácio da Compensa”.
PERDEU ‘GORDURA’
Com a postura de se poupar no primeiro turno da campanha, Amazonino tem sido o mais prejudicado, de acordo com as pesquisas. Perdeu toda a “gordura” eleitoral que o mantinha em primeiro lugar durante todo o período da pré-campanha e início da campanha. Se afastou do eleitor e deixou se cumprir o dito popular segundo o qual “quem não é visto, não é lembrado”. O resultado tem sido queda sistemática nos índices das pesquisas, deixando Braga se aproximar cada vez mais.
SEM SEGUNDO TURNO
No caso da disputa pelo Senado, como não há segundo turno, a pesquisa da Perspectiva aponta o senador e candidato à reeleição Omar Aziz (PSD) como o franco preferido para ser reconduzido ao cargo. Omar aparece com 37%, contra 23,8% do segundo colocado, Arthur Neto (PSDB), e 22,3% do terceiro colocado, Alfredo Menezes (PL). Se houvesse segundo turno, a disputa entre Arthur e Menezes também estaria acirrada. Não é, entretanto, o caso.
‘AMAZONAS DO FUTURO’
Foi batizado de “Amazonas do Futuro” o comício que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) vai realizar, a partir das 14h30 desta quinta-feira (21) em Manaus, no Espaço Via Torres. Integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República já estão em Manaus para desenhar e monitorar os locais por onde o presidente irá passar.
TRÊS ANFITRIÕES
No material de divulgação do comício de Bolsonaro na capital amazonense são três as figuras públicas que estão convidando a população para participar do evento. Nesta ordem: o candidato ao Senado Federal coronel Alfredo Menezes, o governador e candidato à reeleição Wilson Lima e o presidente estadual do Partido Liberal no Amazonas, Alfredo Nascimento.
NOME DA MÃE
Uma peculiaridade chamou a atenção do REBOJO no credenciamento dos veículos de imprensa que desejam fazer a cobertura do ato político de Bolsonaro em Manaus nesta quinta-feira: os postulantes devem informar o nome completo, veículo que trabalha, CPF e o nome da mãe, sendo esta última a exigência curiosa. Os dados, também curiosamente, não devem ser enviados à Presidência da República, mas para o email producaocmenezes@gmail.com.
COMPROMISSO COM AS ÁGUAS
O coletivo Fórum das Águas promove, nesta quinta-feira (22), às 10h, a entrega de “Carta Compromisso com o Saneamento Básico e a Vida” aos candidatos às eleições 2022. O evento acontece no auditório do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), na Rua Leonardo Malcher, 339, Aparecida
INSCRIÇÕES PRORROGADAS
As inscrições do concurso público do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) foram prorrogadas até o dia 29 de setembro. São ofertadas 142 vagas, sendo 89 para Técnico-Administrativo em Educação (TAE) e 53 para professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). As remunerações variam entre R$2.403,06 e R$9.616,18. Os candidatos devem realizar as inscrições somente via internet, no site https://concurso.fundacaocefetminas.org.br.