Por meio do programa federal Digitaliza Brasil, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) instalará 31 retransmissoras em municípios do Amazonas. Em acordo de cooperação firmado entre a EBC e o Sistema de Comunicação Pública do Estado, válido por 10 anos, os canais operados em Manaus, levarão conteúdos da Tv e da Rádio Encontro das Águas, TV Brasil e Rádio Nacional para o interior. Com outros 31 canais, já em fase de instalação com recursos do Governo Estadual, até 2023, a TV e a Rádio Encontro das Águas estará presente nos 62 municípios do Amazonas.
Com o Digitaliza Brasil, o Governo Federal, via Ministério das Comunicações, visa expandir o serviço de tv digital para os municípios que ainda não concluíram a migração do sistema analógico para o digital. O Programa vai distribuir conversores à população e instalar equipamentos de transmissão para digitalização das emissoras de televisão.
De acordo com o presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, levar a Comunicação Pública do Amazonas para os 62 municípios é fazer chegar a todos os amazonenses o braço amigo do Estado. “Com o apoio do Governador, Wilson Lima, estamos construindo um legado para o futuro da Educação no Amazonas. Por meio da televisão estamos levando aulas e cursos técnicos para os locais em que a logística é complicada e o serviço de Internet ainda é precário. Graças ao alcance do rádio e da televisão, o Estado pode vencer barreiras naturais e tecnológicas para difundir políticas públicas e formar futuros médicos, advogados, professores e políticos”, disse Oswaldo Lopes.
O projeto de interiorização do Sistema foi divido em três fases. A primeira, 50% realizada, já instalou retransmissoras em 10 de 20 municípios contemplados. Hoje, fora a capital, mais de 584 mil amazonenses já tem acesso aos conteúdos da Tv e da Rádio Encontro das Águas e, ao ensino a distância do Aula Em Casa nos canais 2.2, 2.3, e 2.4. A segunda fase do projeto, já autorizada pelo Governador, Wilson Lima, contemplará outros 10 municípios do interior.
De acordo com Oswaldo Lopes o papel desempenhado pela TV Pública durante a pandemia foi fundamental para que o Sistema fosse inserido na política de Educação do Estado. Durante a pandemia de covid-19, por meio da TV Encontro das Águas, mais de meio milhão de alunos das redes públicas de ensino estadual e municipal puderam estudar com o Aula Em Casa, projeto de ensino a distância do Governo do Amazonas.
“O Governador, Wilson Lima, determinou que levássemos o Sistema Encontro das Águas para o interior do Estado. E assim, fizemos. Em menos de um ano, com o apoio do Estado conseguimos os recursos, licitamos e compramos os equipamentos e, com o apoio da EBC conseguimos as outorgas para iniciarmos a jornada de instalação das retransmissoras em 20 municípios”, conta Oswaldo Lopes.
Em março, o Sistema Encontro das Águas inaugurou a primeira retransmissora em Parintins. De acordo o Governador, Wilson Lima, durante a pandemia a Tv Encontro das Água foi decisiva para levar, via Aula Em Casa, educação para os alunos do Estado. “Temos um vazio de comunicação no Amazonas, e a Tv vai nos ajudar a superar esses desafios de logística. Estamos ampliando nosso sinal para o interior, e temos agora em Parintins quatro canais levando educação e conteúdos de qualidade, posso usar esses multicanais para dar orientações para o homem do campo, dar aulas de informática e inglês”, completa Wilson Lima.
Para a coordenadora Regional de Educação (SEDUC-AM) de Humaitá, Martinha Lamana, a tv aberta, gratuita, é a melhor ferramenta para o educador alcançar seus alunos de forma inclusiva. “É a oportunidade que temos para oferecer formação profissional para os professores e reforço de conteúdos para os nossos alunos. Por meio da tv e do rádio teremos acesso à informação de forma inclusiva, correta e clara”, disse a coordenadora.
Em junho, três meses após a primeira inauguração, o Sistema Encontro das Águas entregou a décima retransmissora em Itacoatiara. Para a gerente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a chegada do Sistema vai ampliar o acesso dos moradores aos cursos técnicos ofertados pelo poder público. “Com a televisão, finalmente, vamos superar as barreiras tecnológicas para alcançarmos nossos alunos com os conteúdos técnicos. Mais pessoas terão oportunidade de receber uma formação técnica”, comemora a gerente.
Nas solenidades de inauguração, a convite do presidente do Sistema Encontro das Águas, alunos nota 10 são convidados para o descerramento da placa inaugural. “Vai ajudar muito os alunos, principalmente aqueles que vem do interior que não contam com Internet. Vamos Aproveitar esses canais para estudar, é um suporte a mais para reforçar nosso aprendizado”, comemora o aluno do 3º ano da Escola José Carlos Mestrinho de Itacoatiara, Lucas Oliveira.
Municípios contemplados:
1ª FASE:
Em operação:
Parintins, Manaquiri, Careiro Castanho, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Lábrea, Humaitá, Boca do Acre, Itacoatiara.
Em instalação:
Autazes, Coari, Eirunepé, Itapiranga, Maués, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Tabatinga e Tefé.
2ª FASE:
Apuí, Benjamin Constant, Borba, Carauari, Careiro da Várzea, Codajás, Iranduba, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença.
3ª FASE:
Amaturá, Anori, Atalaia do Norte, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Envira, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Manicoré, Maraã, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Uarini, Urucará, Urucurituba, Japurá Tapauá e Tonantins.