Peixoto ressalta “Novembro Azul” e preocupação com a saúde masculina

Com o início do mês de novembro, os homens ganham a atenção com a campanha “Novembro Azul”, que desde 2008 é instituída no Brasil, como forma de sensibilizar e conscientizar a população masculina com os cuidados com a saúde que ainda resiste à adoção dos cuidados preventivos e em especial, ressaltar a importância da realização dos exames preventivos contra o câncer de próstata. A doença, inclusive, causou a morte de mais de 16 mil brasileiros.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados 65.840 casos de câncer de próstata em todo o País. No Amazonas, a projeção é de 480 casos, sendo 340 só na capital Manaus. Para o vereador Peixoto (Pros), a campanha “Novembro Azul” é de extrema importância já que o preconceito é o que mais atrapalha a busca de ajuda médica.

“Muito claramente entendemos que os homens têm resistência ao exame do toque, mas esse é um procedimento que salva vidas e isso deve ser massificado para o aumento da consciência e, assim, auxiliar no diagnóstico precoce e, consequentemente, salvar vidas”, classifica o vereador.

Especialistas apontam que a partir dos 50 anos é recomendado o início dos exames preventivos. Já para quem tem histórico da doença na família, a recomendação é que a prevenção deve iniciar aos 45 anos, e podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Peixoto também convoca os manauaras para cuidar da saúde. “O câncer de próstata é um câncer sério. Como homem, peço a você que já tem idade de realizar os exames que não deixe de procurar um urologista. Cuidar de sua saúde não vai afetar em nada a sua masculinidade”, afirma.