Depois das ações de vandalismo ocorridas neste domingo (08/01), na capital federal do Brasil, o vereador de Manaus Peixoto (Pros) se posicionou sobre o ocorrido. Para o parlamentar, a ação dos manifestantes são atos extremistas e que vão contra a democracia.
O líder do Pros na Câmara Municipal de Manaus (CMM) entende que as manifestações são uma forma de expressão legítima, mas que o ataque aos prédios dos três poderes, principalmente com o uso da violência, é inaceitável.
“Eu entendo o descontentamento dos manifestantes. Eu sou de direita e sou contrário ao Lula, mas ninguém ganha quando o patrimônio público é depredado. É preciso buscar soluções possíveis e que não rotulem o lindo movimento até aqui de terrorista, como se viu neste domingo”, disse Peixoto.
O parlamentar já se declarou favorável às manifestações que são realizadas desde o fim das eleições de 2022, no dia 30 de outubro. Segundo Peixoto, o direito da população em expor a insatisfação com o novo governo federal é legal e é um direito de expressão, e que qualquer ação, de forma pacífica, deve ser levada em conta pela nova gestão.
“Está em nossa constituição o direito à manifestação e de expor a insatisfação, mas é necessário ter a consciência de que isso não vai mudar a eleição, muito menos que deva ser empregado o uso da força ou qualquer tipo de violência. Sou patriota, e como patriota, sei que o que nos resta é fazer oposição, estar em cima e fiscalizar, mostrar a insatisfação e que não podemos aceitar tudo o que o poder executivo e judiciário tentam impor, mas tudo isso deve ser feito de maneira consciente e dentro da lei. O Brasil é dos brasileiros e não de presidente A ou B”, finaliza.