‘PEC do desespero’ leva protagonismo antagônico amazonense ao Jornal Nacional

Dois parlamentares da bancada do Amazonas ganharam destaque na discussão que tomou conta da Câmara dos Deputados acerca da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria um estado de emergência artificial e permite ao governo federal furar o teto de gastos e conceder benefícios à população em período eleitoral. Tanto assim, que na matéria veiculada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, nesta quinta-feira (7), foram justamente o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o deputado federal Marcelo Ramos (PSD) dois dos principais personagens da matéria.

EM LADOS OPOSTOS

Alberto Neto se destacou como uma das principais vozes em defesa da medida – apelidada carinhosamente de PEC do Desespero, PEC Kamikaze e PEC da Caça aos Votos, entre outros apelidos. Para o deputado, a PEC seria medida de salvação para os necessitados. Já Marcelo Ramos denuncia as manobras realizadas pela mesa diretora da Casa para aprovação da matéria – teve até sessão de um minuto entre 6h30 e 6h31 da manhã para cumprir a exigência regimental de duas sessões de discussão do tema – e o caráter eleitoral da PEC.

DISCURSO MUDOU

A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL/SP) acusou Alberto Neto de mudar o discurso para defender os interesses do Palácio do Planalto. “Eu me lembro, Capitão Alberto, que quando eu fui à tribuna defender era gravíssimo que o Auxílio Emergencial fosse somente de R$ 400 e que nós do PSOL apresentamos uma emenda para ser de R$ 600, o senhor foi para a tribuna dizer que não tinha dinheiro e que o teto de gastos não podia ser furado”, disse a deputada, denunciando a mudança de discurso do deputado amazonense. “Mudaram de posição e não foi por causa da pressa da fome do povo. Vocês estão com pressa sabe por que? Por causa do resultado do Datafolha”, arrematou Sâmia.

SINUCA DE BICO PARA A OPOSIÇÃO

A deputada Sâmia Bomfim também explicitou a sinuca de bico em que a PEC coloca a oposição: apesar de criticarem a proposta por seu teor eleitoreiro e por objetivar burlar as regras eleitorais, os parlamentares de oposição se veem obrigados a votar a favor da PEC, pelos benefícios que trará à população mais necessitada. “É óbvio que nós do PSOL vamos votar a favor pra que o povo finalmente, depois de quatro anos, tenha dinheiro no bolso”, justificou a deputada, não sem antes criticar a característica tardia e temporária – vigoram apenas até dezembro – das medidas.

DUDU E LULA-LÁ

A possibilidade do apoio do ex-presidente Lula à campanha de Eduardo Braga (MDB) ao governo do Amazonas, além de trazer novo ânimo à já quase natimorta candidatura do emedebista, dá uma embaralhada no cenário político local. A começar pela ala do PT que prefere Wilson Lima (UB) a Braga e não ficou nada satisfeita com a notícia. Outra consequência seria a união num mesmo palanque dos outrora aliados Eduardo Braga e Omar Aziz (PSD).

PF E UNIVAJA DIVERGEM

A informação de que o peruano Rubens Villar Coelho, conhecido na região do Vale do Javari por “Colômbia”, preso nesta sexta-feira (8) pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento nas mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira, é suspeito de ser o mandante dos assassinatos não é confirmada pela Polícia Federal. Já a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirma que sim. A divergência de versões deve ser solucionada pela própria PF, que disse continuar se aprofundando nas investigações.

FACEBOOK E INSTAGRAM NO TRE

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Jorge Lins recebeu na sede da Corte Eleitoral a visita do advogado Celso Monteiro, sócio do escritório de advocacia Tozzini Freire Advogados, que representa, no Brasil, as mídias sociais Facebook e Instagram. Na ocasião, o representante das redes sociais apresentou os meios que o Facebook e o Instagram oferecem para que os seus usuários denunciem ilícitos eleitorais ou quaisquer informações falsas divulgadas por meio desses veículos.

ORIENTAÇÃO SOBRE O VOTO

Com o objetivo de orientar os “cidadãos e cidadãs de boa vontade” sobre o voto nas eleições de 2022, a Arquidiocese de Manaus promove neste sábado (9/7), às 9h, no Auditório do Colégio Dom Bosco – Centro, um encontro com suas lideranças para o lançamento local das Cartilhas “Melhor Política” e “Encantar a Política”. As orientações políticas contidas nas cartilhas partem do pensamento do magistério da Igreja, especialmente da encíclica Fratelli Tutti, escrita pelo Papa Francisco sobre a Fraternidade e Amizade Social.

JIRAU DA AMAZÔNIA

O projeto Jirau da Amazônia, fruto da parceria entre a Associação Zagaia, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Americanas, está participando da 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior feira de artesanato do Brasil, realizada em Pernambuco (PE), de 06 a 17 de julho, e levou para a exposição o melhor do artesanato amazonense produzido por artesãos de comunidades tradicionais e indígenas do Estado.