Polícia

PC-AM prende 4 por receptação, furto e adulteração

As prisões foram realizadas na zona sul de Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), cumpriu, na quarta-feira (26/03), mandado de prisão preventiva contra Lean Carlos Fontinely Melo, 31, conhecido como “Dubai”, por envolvimento em receptação e adulteração de veículo. Além dele, foram presos em flagrante Adenilson Gomes Maria, 24, Pedro Lucas da Silva Cardoso, 24, e Ricardo Brasil de Melo, 35, pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa, adulteração de veículo automotor e receptação.

De acordo com o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, as prisões foram realizadas no bairro Educandos, zona sul de Manaus. Lean Carlos estava sendo investigado desde 2022 por roubos e furtos de motocicletas que eram enviadas de Manaus para os municípios de Borba e Nova Olinda do Norte (situados a 151 e 135 quilômetros de Manaus), respectivamente. O investigado enviava, em média, 24 motocicletas para essas localidades e foi identificado como o líder do grupo criminoso.

“Lean Carlos encomendava furtos e roubos de motocicletas, falsificava documentos, adulterava os sinais identificadores dos veículos e os encaminhava ao porto da cidade de Manaus, de onde seguiam por via fluvial até os municípios do interior”, explicou o delegado.

Durante a operação, foram apreendidas quatro motocicletas, sendo uma furtada na segunda-feira (24/03) e outras duas na quarta-feira (26/03).

Ainda conforme o delegado, uma das motocicletas apreendidas foi utilizada em um furto cometido por Adenilson e Pedro e estava com a placa adulterada. Ricardo Brasil de Melo, por sua vez, era responsável por receber os veículos e guardá-los em sua residência, onde realizava as adulterações. Após as modificações, uma pessoa ainda não identificada transportava as motocicletas até o porto.

“Durante as investigações, constatou-se que, em 2024, ‘Dubai’ adulterava motocicletas. Ele já possuía mandado de prisão em aberto na DERFV. Todas as motocicletas roubadas eram vendidas por intermediários ligados ao grupo criminoso nas cidades de Autazes, Nova Olinda do Norte e Borba”, concluiu Rodrigo Barreto.

Além das motocicletas, também foram apreendidos diversos objetos pertencentes a ‘Dubai’, utilizados para adulterar veículos furtados. No momento da abordagem, Pedro e Edenilson estavam em posse de uma quarta motocicleta, usada nos crimes e que apresentava placa adulterada. Diante disso, ambos também foram presos pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Procedimentos

Os presos responderão por acessão criminosa, receptação, furto qualificado e adulteração de sinal identificador. Eles passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.

Fotos: Divulgação/PC-AM

Leia também