Apontado por dez entre dez políticos e empresários amazonenses como o grande vilão na publicação dos decretos que reduzem o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), ferindo de morte a Zona Franca de Manaus, o ministro Paulo Guedes terá de se explicar à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara Federal. Foram aprovados, nesta quarta-feira (4), requerimentos para o comparecimento do ministro da Economia na Casa, um deles de autoria do deputado federal Zé Ricardo (PT).
RISCO DE AUSÊNCIA
Zé Ricardo manifestou preocupação com uma possível ausência de Paulo Guedes à audiência, marcada para o dia 1º de junho. É que, após acordo entre os autores das propostas e a base do Governo Federal, os requerimentos de convocação foram convertidos em convite, o que desobriga a presença do ministro. O parlamentar amazonense deixou claro que diante de uma possível ausência do ministro, outro requerimento de convocação será apresentado, para garantir que preste os devidos esclarecimentos na Comissão de Indústria e Comércio.
PROTESTO EM FIGUEIREDO
Os trabalhadores da indústria Agropecuária Jayoro, que tem base no município de Presidente Figueiredo, realizaram protesto contra os decretos presidenciais que prejudicam a Zona Franca de Manaus (ZFM), e em especial o Polo de Concentrados, do qual dependem seus empregos. A Jayoro produz açúcar para as indústrias de concentrados de refrigerantes instaladas em Manaus. Decreto recente do governo federal zerou a alíquota de IPI das indústrias de concentrados, eliminando a competitividade das empresas locais do setor.
MARCELO PARABENIZOU
Por meio de suas redes sociais, o deputado federal Marcelo Ramos parabenizou a manifestação dos trabalhadores da Jayoro, que foi realizada na estação rodoviária de Presidente Figueiredo. “Quero dizer que a manifestação de vocês nos fortalece aqui em Brasília. Nos dá ânimo. Nos dá a certeza de que nós estamos no caminho correto. E quero garantir a vocês que nós não vamos desistir. Na luta política no Congresso Nacional e na luta perante o Supremo Tribunal Federal”, disse o parlamentar.
AMAZONINO CONVIDA
O ex-governador Amazonino Mendes está convidando para o evento de lançamento de sua pré-candidatura ao Governo do Estado pela federação PSDB-Cidadania. A festa será realizada no Balneário Luar do Sertão (Av. Margarita, 9 – Cidade Nova). Além da pré-candidatura de Amazonino, serão lançadas também as pré-candidaturas a deputados federais e estaduais. O evento será realizado no sábado (7), às 9h.
QUARTA DOSE CONTRA A COVID
Está liberada a aplicação da quarta dose, também chamada de segunda dose de reforço, da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 50 anos. A orientação do Governo do Estado consta da Nota Informativa Conjunta nº28/2022, expedida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A orientação é que a segunda dose de reforço seja aplicada em pessoas com mais de 50 anos e profissionais de Saúde, com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).
ALBERGUE PARA PUÉRPERAS
O Governo do Estado inaugurou, nesta quarta-feira (4), o albergue da Maternidade Ana Braga. O espaço conta com 10 leitos para acomodar as mães de recém-nascidos que estão internados em leitos de Unidade de Terapia Neonatal (UTIn). O recém-inaugurado albergue vai atender, preferencialmente, mães que vêm de municípios do interior do estado.
EDITAL PARA GESTÃO DO CBA
O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) vai apresentar, nesta sexta-feira (10), às 15h30, o edital para seleção e qualificação de entidade privada como Organização Social para gerir o CBA. O objetivo do edital é tornar o CBA um centro de bionegócios, o transformando em uma importante iniciativa para o fomento da bioeconomia amazônica. O evento será realizado no auditório do CBA, em Manaus, e tem como anfitriões o Ministério da Economia, a Suframa e o próprio CBA.
‘JORNADA AMAZÔNIA 4.0’
A aplicação de tecnologias da indústria 4.0 será facilitada para 15 indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), que serão selecionadas para participar do projeto-piloto do programa Jornada Amazônia 4.0. O objetivo do programa, que tem foco na aplicação de tecnologias da Indústria 4.0, é fortalecer a competitividade das empresas da região e promover ganhos de eficiência, produtividade e qualidade do processo produtivo das empresas selecionadas.
EQUIDADE DE GÊNERO
O projeto “Deixa a Mana Jogar” realiza, nesta quinta-feira (5), uma cerimônia de encerramento com a apresentação dos resultados da iniciativa, que tem o objetivo de trazer equidade de gênero para adolescentes, de 11 a 18 anos, por meio do esporte e de oficinas de gênero, em comunidades ribeirinhas da Amazônia. A cerimônia de encerramento do projeto, que também tem o nome de “Uma Vitória Leva à Outra no Amazonas”, ocorre na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), das 9h às 12h.