A parceria entre a Prefeitura de Manaus com o cantor e compositor Nicolas Jr. resultou no DVD “História e Geografia do Amazonas em cantoria”, com 20 músicas. A gravação foi realizada na noite desta quarta-feira, 13/11, no Teatro Amazonas, no Centro. O objetivo é levar para os estudantes da rede municipal de ensino um material diferenciado sobre as duas disciplinas por meio da Música Popular do Amazonas (MPA).
Para a subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Araújo, o projeto vai agregar ao trabalho desenvolvido nas escolas municipais no ensino das disciplinas de história e geografia, melhorando a qualidade da educação, como orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
“Este projeto foi idealizado há algum tempo e viemos trabalhando de forma conjunta. O Nicolas participou dos grupos e das discussões. A consolidação dessa parceria vai trazer para as nossas escolas uma gama de conhecimento, porque nós aprendemos muito através da música e esperamos ganhar em qualidade no ensino da história e geografia do Amazonas”, disse.
Para a gravação, o cantor contou com um teatro lotado de professores da rede municipal e do público externo, que teve acesso às novas composições como “Cacicados”, “Zona Franca”, “Ajuricaba”, entre outras.
As músicas foram compostas a partir de textos-base produzidos por professores dos dois componentes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do grupo de Estudo e Pesquisa em História do Amazonas (Gepham) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia do Amazonas (GEPGAM).
PARCERIA
Acostumado a trabalhar com a temática regional, o cantor Nicolas Jr. contou que falar sobre a história e geografia do Amazonas era um sonho antigo dele e que essa parceria com a Prefeitura de Manaus foi essencial para que o projeto pudesse, enfim, ser realizado.
“Veio a parceria maravilhosa com a Semed, fui extremamente bem recebido e apresentei o projeto para os professores que de cara encamparam e eu gostaria de agradecer a todos que foram extremamente solícitos. A ideia é popularizar essa temática e para isso pegamos pontos extremamente importantes”, ressaltou.
Segundo a formadora da Semed, Graça Borges, que participa dos grupos de estudo, quando o cantor procurou a prefeitura para falar sobre o trabalho, contando um pouco da história do Amazonas, ele foi encaminhado para o Gepham e GEPGAM.
“Nos grupos amadurecemos essa ideia com ele e sugerimos que esse DVD fosse composto por músicas que contemplem os componentes de história e geografia, que são conteúdos que são trabalhados na rede. Escolhemos dez temas principais da história e dez da geografia e elaboramos textos referência para que ele tivesse uma orientação do que significava aquele conteúdo”, comentou.
O projeto também foi premiado pelo edital da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o “Conexões Culturais” e quando o DVD for finalizado, estará disponível para as escolas da rede municipal para servir como conteúdo das duas disciplinas.