A parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (Icbeu) ofereceu aos professores da Prefeitura de Manaus, que atuam no projeto “English For Kids”, a formação “Coding Club” com o apoio da embaixada dos Estados Unidos. O estudo aconteceu nesta sexta-feira, 26/8, no Espaço Maker, da escola de idiomas, na avenida Joaquim Nabuco, Centro.
O objetivo da formação é atingir os alunos em áreas de escolas carentes, e com isso introduzir uma programação intuitiva e fácil de aprender, ensinando aos professores não apenas a programar com linguagens de computador, mas também a pensar, expressar e compartilhar ideias de novas maneiras.
O projeto “English For Kids” está presente em 37 unidades de ensino, sendo sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 30 escolas de 1º ao 5º do ano ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e atende, atualmente, mais de 13 mil alunos da rede municipal de educação.
Para a coordenadora do projeto, Kátia Florêncio, o “English” é uma forma de oferecer a língua inglesa às crianças da educação infantil e do ensino fundamental 1, já que a disciplina não é obrigatória no currículo escolar.
“A Semed busca sempre aprimorar o ensino municipal, por isso os professores do ‘English For Kids’ estão sempre em formação, isso é uma forma de aprimorar o conhecimento, levando novidades e tecnologias aos nossos alunos, mesmo a disciplina sendo obrigatória somente aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental”, explicou Kátia.
Para o professor Harley Maciel, que leciona para mais de 500 crianças do 1º ao 5º ano na escola municipal Gelcy Sena Abrantes, bairro Redenção, zona Oeste, a formação é fundamental para a aprendizagem dos alunos, principalmente, para as unidades de ensino que possuem os Centros de Tecnologia Educacional (CTEs).
“Essa formação é importante, principalmente, para as escolas que possuem CTE. Com essa programação, nós temos total liberdade e condições estruturais para desenvolver um excelente trabalho com as nossas crianças, aplicando tudo o que aprendemos hoje nessa formação”, assegurou o professor.
Nesta primeira formação do “Coding Club”, os professores tiveram noção sobre o programa “English For Steam”, que contém vários tipos de linguagem de computação, como Javascript e Swift, por meio de ferramentas educacionais como Lego, Swift Playgrounds, da Apple, Sphero, entre outras, aprendendo a programar de maneira divertida.
“Essa parceria entre a prefeitura e o Icbeu possibilita que os alunos da rede municipal de educação tenham aulas de tecnologia educacional. Hoje vamos conversar com os professores a usar tecnologias plugadas e desplugadas para o ensino do inglês”, comentou o gerente de tecnologia educacional do Icbeu, Alexandre Mendonça.
Fonte: Semed