A estudante-atleta Mikaela da Costa Almeida, de 16 anos, foi a grande estrela da primeira etapa do Circuito Amazonense de Badminton, realizado neste sábado, 23 de março, no ginásio da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, o GM3, no bairro do Coroado, na Zona Leste de Manaus.
Mikaela nasceu com uma deficiência no membro superior direito e pratica a modalidade há três anos, orientada pelo professor Fernando Taffarel.
Na 1ª etapa do Circuito Amazonense, a paratleta, que normalmente compete em nível nacional e internacional na categoria SU5, desta vez foi consagrada na disputa convencional. Enfrentou adversárias sem nenhum tipo de deficiência física.
O resultado foi excelente, de acordo com o relatório final da competição divulgação pela Federação Amazonense de Badminton (FAMBd).
Mikaela, que representa a equipe da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto (Coroado), foi medalha de ouro da categoria Sub-17 ao vencer Emily de Nazaré Sá na grande final. Os bronzes no pódio ficaram com Elainy Martins dos Santos e Karla Ferreira Lima.
– Sou pioneira no Parabadminton no Amazonas, pratico o esporte há quase três anos e já tenho um bronze no Pan-Americano de 2018. Entretanto, aqui no Estado enfrento as pessoas “normais”, porque não tenho adversárias na minha categoria. Digamos que é um jogo injusto, mas mesmo assim vale a pena – disse a campeã
Inspiração
Graças ao badminton, Mikaela elevou sua autoestima e passou a sonhar alto, inclusive de olho no projeto das Paralimpíadas de Tóquio 2020. A modalidade hoje é fator de motivação para a atleta e também para os amigos e familiares do bairro do Coroado, onde mora com os pais.
– No começo eu não me imaginava assim hoje no esporte. Eu espero que as pessoas se inspirem em mim. Sei que a minha deficiência não é a mais complicada, mas mesmo assim eu gostaria de ser um exemplo de força para as pessoas, assim como outras pessoas foram para mim – concluiu.
Balanço da Federação
De acordo com o presidente da FAMBd, professor Ricardo Pina, o Cacilda Braule Pinto foi o grande campeão por equipes da 1ª etapa do Circuito Amazonense.
Evento teve a participação de 58 atletas de seis clubes — Foto: Emanuel Mendes Siqueira
No Masculino a equipe somou 68 pontos, enquanto no Feminino foram 79 pontos conquistados. O evento teve a participação de 58 atletas de seis clubes, que proporcionaram 47 jogos ao longo do dia.
Fonte: Globo Esporte.com