Para evitar possíveis desastres, Ivo Neto solicita a implantação do Prosamim no bairro Educandos

O crescimento desordenado de Manaus fez com que muitos moradores construíssem casas em áreas de risco. 

Com o intuito de evitar possíveis tragédias, como deslizamentos e desbarrancamentos, o vereador Ivo Neto (Patriota) protocolou uma Indicação, nesta sexta-feira (17), na qual solicita ao governador do Estado, Wilson Lima, a implantação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM) no bairro Educandos, zona sul de Manaus.

O crescimento desordenado de Manaus fez com que muitos moradores construíssem casas em áreas de risco. Em época de chuva, essas construções viram tragédias anunciadas, como a que aconteceu recentemente no bairro Jorge Teixeira.

Segundo o vereador, dezenas de comunitários foram cadastrados há muitos anos e não foram contemplados. Ele assegurou ainda que o pedido visa evitar possíveis desastres, já que existem muitos moradores em áreas de risco no local, que sofrem todos os anos em época de chuvas e com a cheia dos rios.

“A cheia e o período chuvoso são fenômenos que ocorrem anualmente no Amazonas, afetando milhares de famílias. O Município constrói pontes e disponibiliza o pagamento do auxílio aluguel às famílias afetadas, mas essas medidas são paliativas, já que a cheia é um fenômeno anual. Portanto, uma forma de resolver o problema definitivamente seria com a implantação do Prosamim,” ressaltou o parlamentar.

Após aprovação no plenário da Câmara Municipal de Manaus, a Indicação será encaminhada ao governador.

Prosamim – O PROSAMIM é o programa do governo do Amazonas que compreende o reordenamento dos igarapés da capital, e depois de alguns municípios do interior. Incluindo a execução de obras de melhoria ambiental, urbanística e habitacional e as atividades voltadas para o desenvolvimento comunitário e fortalecimento institucional das entidades públicas que participam do Programa, para que estas assegurem a sustentabilidade social e institucional.

O Prosamim I iniciou, em 2006, justamente pela Bacia do Educandos, na Zona Sul de Manaus, sendo esta a mais densamente povoada e ocupada por construções irregulares, em margens de igarapés.