Papa na Vigília Pascal: “é possível recomeçar sempre”
Durante a missa da vigília pascal, uma alusão a vigília feita por Madalena e outras mulheres após morte de Jesus, em frente ao sepulcro, o Papa Francisco disse na homilia:
“Aqui está o anúncio de Páscoa que gostaria de deixar: é possível recomeçar sempre, porque há uma vida nova que Deus, independentemente de todos os nossos falimentos, é capaz de fazer reiniciar em nós”, disse Francisco na homilia da Vigília Pascal.
Nesta mesma missa, considerada a “Mãe de todas as vigílias”, é, também, realizada pela tradição, alguns batismos.
Porém, devido a pandemia, nesta vigília pascal não foram administrados batismos, mas foi feita a renovação das promessas batismais e as leituras também foram reduzidas.
Durante a homilia, o Papa se concentrou sobre um versículo do Evangelho proposto pela liturgia: “Ele precede-vos a caminho da Galileia; lá O vereis” (16, 7).
Em explicação, o Pontífice disse que o significado de “ir pra Galileia” é, antes de mais nada, recomeçar.
Segundo o Papa, Deus prepara uma nova história. “Ele sempre nos precede”, afirmou ainda o Papa.
Essa foi uma mensagem de conforto ao fieis. Para o pontífice, nestes meses sombrios de pandemia, “ouçamos o Senhor ressuscitado que nos convida a recomeçar, a nunca perder a esperança”.
Em sua mensagem final, o convite do Papa é que redescubramos a graça da cotidianidade, reconhecer Jesus nas nossas “galileias”, na vida de todos os dias. Com Ele, a vida mudará. Com Ele, a vida recomeça.
Porque, para além de todas as derrotas, do mal e da violência, para além de todo sofrimento e para além da morte, o Ressuscitado vive e guia a história.