A 15ª Legislatura do Programa Parlamento Jovem (PPJ) concluiu suas atividades nesta quinta-feira (29), com a realização de programação especial ao longo do dia, no Auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). No período da manhã aconteceu a palestra “Quem eu quero ser quando crescer”, ministrada pelo psicoterapeuta especializado em jovens, Guilherme Andrade. À tarde, a cerimônia de encerramento com a entrega de diplomas de deputados jovens.
“Essa pergunta ‘o que eu quero ser quando crescer?’ é a pergunta mais importante, porque ela é a definidora de nossas escolhas e atitudes do presente”, disse Andrade, na abertura da sua explanação.
Durante a palestra, o psicoterapeuta falou aos jovens sobre a formação da personalidade e a relação do ser humano com a sociedade. Questões relacionadas à ansiedade, vocação, aprendizagem e superação também foram abordadas pelo palestrante, que falou também sobre a responsabilidade de cada um na construção da sua história e a importância de saber lidar com as cobranças e frustrações normais da vida.
A presidente do Parlamento Jovem 2023, Rai Jackson dos Anjos Moraes, aluno da Escola Estadual José Carlos Mestrinho, do município de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus), avaliou como positiva a experiência adquirida durante as duas semanas que participou das atividades do PPJ 2023, participando de aulas sobre direito constitucional, civil, Poder Legislativo e técnicas de elaboração de Projetos de Lei.
“Depois dessa vivência, certamente os 24 jovens participantes saem com consciência política, entendendo que todos somos seres políticos e temos responsabilidades na formação da sociedade, pois, nós que votamos e escolhemos os políticos que representam o povo”, disse o jovem.
O PPJ é realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, por meio da gerência de Educação Cidadã, e a gerente Cassandra Serejo, classificou o desempenho dos jovens deputados como muito satisfatório.
“Segundo Cassandra, no ano em que o Parlamento Jovem chega a sua 15ª Legislatura, o programa não apenas reuniu 24 alunos do ensino médio de escolas públicas do estado para vivenciar a rotina de um deputado estadual, produzindo e votando projetos de lei, “mas principalmente permitiu uma imersão na política, na legislação e no estudo do papel do Poder Legislativo”.
PPJ
O programa Parlamento Jovem foi criado pelo Congresso Nacional no ano de 2004, envolvendo as Assembleias Legislativas de todos os estados brasileiros.
No âmbito estadual, o PJ foi criado pela Resolução Legislativa nº 375 de 2005, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e oportuniza que os alunos vivenciem por duas semanas os trabalhos do Parlamento Estadual.
Cada um dos 24 deputados jovens eleitos é apadrinhado por um deputado estadual. Um deles representará o Amazonas no Parlamento Jovem Brasileiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Foto: Hudson Fonseca