O calendário do abono salarial 2025 foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O benefício será pago de forma escalonada a partir de fevereiro, beneficiando cerca de 25,8 milhões de trabalhadores. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o total destinado ao pagamento será de R$ 30,7 bilhões.
Como ocorrerá o pagamento do benefício.
Os pagamentos do abono salarial seguirão o mês de nascimento do trabalhador. Aqueles com conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal receberão o valor diretamente em suas contas. O Banco do Brasil realizará o crédito prioritariamente via PIX, TED ou de forma presencial. Quem não possui conta bancária receberá os valores pela Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa.
A consulta ao direito ao benefício estará disponível a partir de 5 de fevereiro de 2025. Os trabalhadores acessam as informações pela Carteira de Trabalho Digital, no portal Gov.br ou na Central de Atendimento Alô Trabalho, pelo número 158.
Requisitos para receber o abono salarial
Para receber o abono salarial 2025, o trabalhador precisa atender a critérios específicos. Trabalhadores precisam atuar formalmente por pelo menos 30 dias em 2023, com remuneração de até dois salários mínimos. Além disso, devem estar inscritos no programa há cinco anos e informar os dados corretamente na RAIS ou no eSocial dentro dos prazos exigidos.
Os trabalhadores que não sacaram o benefício de 2024 ainda têm até 27 de dezembro deste ano para realizar o saque. Estima-se que cerca de R$ 218,9 milhões ainda estejam disponíveis para mais de 239 mil beneficiários.
Valores e condições do benefício
O valor do abono salarial varia conforme os meses trabalhados no ano-base, podendo chegar a até um salário mínimo. Esses recursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O calendário começa com o pagamento aos nascidos em janeiro no dia 17 de fevereiro, e segue até junho, conforme o mês de nascimento.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo