Outubro Rosa: Amazonas zera fila de mamografias

No mês do Outubro Rosa, o Governo do Amazonas zera a fila para mamografias, um passo importante na prevenção do câncer de mama. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) anunciou que o aumento da oferta de exames nas Carretas da Saúde, que percorreram Manaus e sete municípios do interior, possibilitou a medida. Ao longo deste ano, as carretas realizaram quase 6 mil mamografias, destacando o compromisso do governo em garantir o diagnóstico precoce.

A importância da mamografia

A mamografia é fundamental para detectar o câncer de mama em estágio inicial. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, enfatiza que o diagnóstico precoce salva vidas. Durante a campanha Outubro Rosa, o governo reforça a importância de que as mulheres realizem o exame.Para mulheres acima de 50 anos, elas não precisam de um pedido médico”, explica Nayara. Isso facilita o acesso ao exame, permitindo que mais mulheres cuidem de sua saúde.

Atendimentos nas Carretas da Saúde

De janeiro a agosto deste ano, as Carretas da Saúde realizaram 5.986 exames de mamografia, sendo 3.608 em Manaus e 2.378 em municípios como Itacoatiara e Manacapuru. Essas unidades móveis têm proporcionado acesso a serviços de saúde essenciais, seguindo as diretrizes do Programa Saúde Amazonas, criado pelo governador Wilson Lima. Atualmente, as carretas estão na zona leste de Manaus, atendendo em locais como a Igreja Católica Santíssima Trindade.

Orientação e prevenção

Segundo Hilka Espírito Santo, mastologista e diretora técnica da FCecon, é vital que mulheres iniciem o acompanhamento mamográfico entre 40 e 50 anos, com exames anuais. Contudo, ela alerta que todas as mulheres devem realizar consultas de rotina desde os 25 anos. O autoexame é crucial para detectar anormalidades, como tumores ou secreções.Se houver alterações, o médico deve encaminhar a paciente a um mastologista.

A prevenção é a chave para o sucesso no tratamento do câncer de mama.

Fotos: Evandro Seixas/ SES-AM