Outubro Rosa alerta as mulheres sobre a importância de detectar precocemente o câncer de mama e colo de útero

Todos os anos diversas ações marcam o mês de outubro dedicado à conscientização e luta contra o câncer de mama e colo de útero. Conhecida como “Outubro Rosa”, a campanha internacional, visa incentivar as mulheres sobre o autocuidado com saúde. Por isso, estar com os exames de mamografia e preventivos em dia contribuem para a prevenção ou o diagnóstico precoce das doenças.

Sem uma causa única, o câncer pode surgir de diversas causas como fatores externos ou internos presente no organismo. A doença é caracterizada por um desenvolvimento anormal das células, multiplicando-se rapidamente até formar um tumor, podendo se espalhar pelo corpo de forma benigna ou maligna.

Segundo o médico oncologista Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Fabrício Colacino, aconselha as mulheres que ao identificarem alguma alteração no autoexame ou nos exames de rotina, o mais importante é procurar um serviço de saúde.

“Mesmo não sentindo nada físico, é altamente recomendável a mulher após os 40 anos, fazer anualmente a mamografia. Neste exame, o médico poderá detectar qualquer alteração milimétrica no seio, tratando assim precocemente”, explicou o médico.

Dados
Dados do Ministério da Saúde, apontam que na região norte o câncer do colo do útero é a primeira causa da morte de mulheres, seguida do câncer de mama. A doença é causada pela infecção do vírus Papilomavírus Humano (HPV), podendo ser facilmente tratada quando diagnosticada precocemente, através do exame preventivo.

Fatores de risco
Incidências na família como mãe, irmã ou filha diagnosticadas com câncer de mama, antes dos 50 anos de idade, aumentam as chances de a pessoa ser acometida pela doença. Outro cenário é quando a mulher já teve câncer em uma das mamas ou no ovário.

Prevenção
A realização do autoexame apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo e pode alertar para a procura de um médico. Mas, ter uma alimentação saudável a base de frutas, verduras e legumes, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, bem como a prática regular de movimentos nas atividades físicas contribuem muito na prevenção do surgimento do câncer e de outras doenças.