Por: Dudu Monteiro de Paula
Na metade do ano de 2021, teremos pela primeira vez na História do Esporte, da maior competição esportiva da humanidade: JOGOS OLÍMPICOS sem plateia.
Vivemos momentos sombrios, onde a Ciência, a Tecnologia e a Política se misturam, em contínua guerra.
Como tudo na vida sempre tem no mínimo dois lados, vivemos em um mundo confuso.
Acreditar em quem?
Na prática, a Ciência tem que ser ouvida e respeitada!
Mas, quando cientistas usam suas expertises com propósitos “politiqueiros”, colocam em dúvida aquilo que é assentado na prática.
Quem está certo? Em quem acreditar? Aí está o problema!
As ações e atitudes de algumas autoridades, que deveriam nos proteger causam mais dúvidas.
SERÁ que o LOCKDOWN é a solução?
Como me posicionei em outro artigo: HIGIENE é o centro da questão!
A Ciência comprova (até o momento), que o contato físico é o MAIOR responsável pelo contágio da COVID-19.
Isolar as pessoas não é a solução! Deve-se sim educa-las e ensiná-las que: “mesmo JUNTOS devemos estar SEPARADOS”.
Respeitar o distanciamento social, o uso de máscaras, do álcool em gel e lavar as mãos em caso de contato físico são medidas fundamentais, que não podem ser negligenciadas. Simples assim!
Devemos estar CIENTES destas regras. Muitas vezes esquecemos ou adotamos hábitos distintos aos descritos acima e traímos os ensinamentos: EDUCAÇÃO E HIGIENE.
Os estudos e os números no mundo comprovam que a prática esportiva nos protege. Futebol, Handebol, Basquete, Voleibol, Judô, Jiu Jitsu, Lutas, Corrida, Ciclismo, Natação e as outras modalidades esportivas, continuam sendo praticados, não são vetores de contaminação e sim de proteção do corpo.
Os contágios confirmados, não são provenientes do contato ou da proximidade. E sim, de fatores extra: CAMPO/QUADRA/GINÁSIO/TATAME/PISTA/EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS.
Mais uma vez: Educação e Higiene falam mais alto!
A realização das OLIMPÍADAS de TOKYO é a VITÓRIA do ESPORTE e da CIÊNCIA sobre a POLÍTICA.
Mais uma vez, o BARÃO DE COUBERTIN ensina ao mundo que: O Esporte é Saúde e Educação.
Sem plateia externa, o Japão se protegerá fora das dependências esportivas. Na parte interna: o Atleta, sempre “solitário”, defenderá sua capacidade técnica na busca do resultado positivo.
Há milhares de exemplos, mas escolherei um, que considero o mais representativo.
Em 2004, na Grécia durante as Olimpíadas de Atenas, o Maratonista Brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, estava na frente e com boa vantagem sobre o segundo competidor. De repente ele foi seguro por um cidadão.
Naqueles minutos intermináveis, todos, mundo afora, pensavam em encher de “porrada” aquele intruso, reclamar aos organizadores das Olimpíadas e partir para a briga em busca da Medalha de Ouro.
Diferente de todos: Vanderlei após conseguir se desvencilhar, COM GARRA E DETERMINAÇÃO, voltou a correr com o mesmo ímpeto, como se nada houvesse acontecido. Conquistou a Medalha Olímpica de Bronze, sem reclamar, lamentar ou chorar.
Sem perceber, estava entrando para a História dos Jogos Olímpicos e Mundial, por representar o verdadeiro e real: ESPÍRITO ESPORTIVO.
Assim serão as OLIMPÍADAS TOKYO 2020: “CADA UM POR SI E A EQUIPE POR TODOS”.
Nunca foi diferente, segundo Michael Jordan (um dos melhores atletas do mundo): “O TALENTO VENCE JOGOS, MAS SÓ O TRABALHO EM EQUIPE GANHA CAMPEONATOS”.
Estaremos assistindo um show de tecnologia japonesa. Vendo a competição, como se estivéssemos junto ao Atleta.
O JAPÃO OLÍMPICO representa a VITÓRIA sobre a Pandemia, que oprime e empobrece o homem.
O esporte mais uma vez demonstrará ao mundo que com DISCIPLINA, EDUCAÇÃO E HIGIENE, o mundo se tornará mais FORTE, mais SAUDÁVEL e MELHOR.
SAÚDE!
Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Fuuuiiiiii!
*Eduardo Dudu Monteiro de Paula é jornalista (UFAM), radialista (Pos-Graduado – Universidade do Tennesse, Estados Unidos), Universidade Anchieta (SP), Instituto Eanderley Luxembrugo. Como jornalista esteve presente em 2 olimpíadas, 8 Universidade’s, 2 mundiais de atletismo, diretor da AIPS (Associação Mundial de Jornalistas Esportivos).
Fotos Divulgação: Internet
Dudu parabéns pelo brilhante texto e pelo lembrete do Wanderley que honrou o espírito olímpico,mas que a organização dos jogos deveria ser investigada pela intrusão que afetou em muito o resultado da prova. No minimo a correção do tempo retirando o pit stop deveria ser feita, pra fazer justiça.
Deus abençoe vc e sua família em nome de Jesus com tudo necessário para serem felizes em plenitude.
Dudu parabéns pelo brilhante texto, sobretudo pelo lembrete do Wanderley que honrou o espírito olímpico,mas que a organização dos jogos deveria ser investigada pela intrusão que afetou em muito o resultado da prova. No mínimo a correção do tempo, retirando o pit stop do intruso deveria ser feita, pra fazer justiça e honrar o ideal olímpico.
Deus abençoe vc e sua família em nome de Jesus com tudo necessário para serem felizes em plenitude.
Encaminhamos para o Dudu o seu comentário. Agradecemos por ele, também. Dudu eh nosso articulista semanal aqui. Acompanhe os outros artigos dele clicando no menu principal “colunistas” e escolha um deles para ler mais.
Agradecemos seu comentário e pedimos que compartilhe nossas matérias para amigos e familiares. Aceitamos sugestões de pautas para melhor ajudar nossos usuários nas informações.
Encaminhamos para o Dudu o seu comentário. Agradecemos por ele, também. Dudu eh nosso articulista semanal aqui. Acompanhe os outros artigos dele clicando no menu principal “colunistas” e escolha um deles para ler mais.
Agradecemos seu comentário e pedimos que compartilhe nossas matérias para amigos e familiares. Aceitamos sugestões de pautas para melhor ajudar nossos usuários nas informações.