Operação ‘Volta às Aulas’ se estenderá até o dia 25. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuará intensivamente no monitoramento do trânsito em frente às escolas, iniciado nesta segunda-feira (14/2).
Operação ‘Volta às Aulas’ se estenderá até o dia 25.
O objetivo é coibir irregularidades no trânsito, como estacionamento irregular, além de desenvolver ações educativas e operacionais.
A operação constará de sinalização, orientação e fiscalização nas proximidades e em frente das escolas, nos horários de entrada e saída dos alunos.
A coordenação ficará sob a responsabilidade do diretor de Operações de Trânsito, Stanley Ventilari, que contará com um efetivo de 45 agentes, em cada turno.
Nesta primeira semana, os agentes atuarão na orientação dos condutores, para que sejam respeitadas as regras básicas de trânsito..
Não estacionar em fila dupla ou em local proibido, são as diretrizes básicas da operação.
“Nosso objetivo é evitar que os principais corredores fiquem congestionados. Além disso, nesta primeira semana, a abordagem será somente orientação”, explicou Stanley Ventilari.
Locais estratégicos
As equipes se posicionarão em frente às escolas, como Idaam (Djalma Batista); Colégio La Salle (Dom Pedro); Escola Infantil do Sesc (Alvorada); Sólon de Lucena (Constantino Nery), Lato Sensu (Leonardo Malcher) e Instituto de Educação do Amazonas IEA (Centro).
Uma equipe ficará, também, em frente à Faculdade Fametro, na Constantino Ney, local onde rotineiramente acontecem problemas, devido ao grande fluxo de trânsito naquela área.
Ao todo, neste primeiro dia, estão sendo atendidas 25 escolas na entrada e saída dos alunos nos horários de 6h30 e 7h30 e de 11h às 13h.
Na saída, às 17h, se estendendo até as 19 hs.
A partir da segunda semana, os condutores serão fiscalizados e autuados caso sejam infringidas as regras estabelecidas.
“Nossa orientação é que os motoristas saiam de suas casas, pelo menos, meia hora antes mais cedo, principalmente nesses primeiros dias para evitar atrasos”, recomendou o diretor,lembrando que isso evitará transtornos para todos, alunos e condutores.
Fonte: IMMU