A redução foi registrada em setembro em comparação ao mês de agosto deste ano
As ações de policiamento intensificadas em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), a partir da operação Paz, resultaram em uma redução de 83% nos casos de homicídios, no mês de setembro. Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) indicam que, durante o período, o município registrou um homicídio, sendo que no mês anterior, havia ocorrido seis mortes na cidade.
Rio Preto da Eva é um dos oito municípios amazonenses que receberam reforço no policiamento como parte da operação Paz, que tem a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, as ações são coordenadas pela SSP-AM e contam com o efetivo das Polícias Civil (PC-AM), Militar (PMAM), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e do Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC).
Os policiais enviados para Rio Preto da Eva atuam em conjunto com as equipes da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O comandante da unidade, capitão Ismael Memória, destacou que o empenho das forças está gerando resultados positivos e com isso estão cumprindo a meta da operação, que é proporcionar mais sensação de segurança à população.
“Estamos com redução de 83,33% em comparação com o mês passado (agosto), quando tivemos seis homicídios. A nossa meta é até o final do ano, voltar à normalidade, que é zerarmos esse tipo de crime na nossa cidade”, ressaltou o comandante.
O delegado Henrique Brasil, titular do 36º Distrito Integrado de Polícia (DIP), falou que os reforços das ações policiais associadas ao trabalho de inteligência realizado, têm contribuído para as reduções. “A polícia tem conseguido estar mais presente, tem conseguido colocar mais gente em campo trabalhando, então é um resultado que se esperava e vamos continuar trabalhando de forma integrada”, afirmou Brasil.
Caso
O caso de homicídio foi registrado no município, no dia 1º de setembro. Na ocasião, um homem foi denunciado pelo fato de ter assassinado o irmão dele com golpes de arma branca. O crime ocorreu na comunidade de Tiririca, na área ribeirinha de Rio Preto da Eva. O suspeito segue sendo procurado pelas policiais.
FOTOS: Carlos Soares e Divulgação/SSP-AM