Operação Átria: ações voltadas para o combate à violência contra a mulher serão reforçadas no mês de março

A Operação Átria contará com atividades de inteligência, preventivas, educativas, ostensivas e repressivas

Iniciando a programação do Mês da Mulher, as Forças de Segurança do Estado do Amazonas e os órgãos que compõem a rede de proteção estarão reforçando, durante todo o mês de março, as ações voltadas para o combate à violência contra a mulher.

Entre os crimes apurados no escopo da operação estão o feminicídio, a ameaça, a lesão corporal, o estupro, a importunação, a perseguição (stalking) e o descumprimento de medidas protetivas.

Além da intensificação das atividades judiciárias, também, serão reforçadas as atividades pedagógicas com palestras para encorajar mulheres vítimas de violência a saírem desse ciclo através da denúncia.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, a coordenação é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Balanço de 2023

Em 2023, a Operação Átria no Amazonas prendeu 98 pessoas em flagrante; 446 Inquéritos Policiais (IPs) foram instaurados e 210 concluídos; 501 medidas protetivas de urgência solicitadas/decretadas; 2.210 vítimas atendidas, além de 133 palestras, cursos, orientações e ações pedagógicas.

Operação Átria

Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome dado à operação ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima para que retornem ao seu lugar.

Fonte e Fotos:Divulgação/SSP-AM