As vítimas eram atiradores desportivos e agentes de segurança pública
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), deflagrou, na terça-feira (07/01), a Operação Astúcia e prendeu em flagrante André dos Santos Cardoso, 22; Daniel Braga da Silva, 19; Isaac Freitas da Silva, 22; e Keven William Mota Soares, 26. Eles eram integrantes de um grupo criminoso responsável por furtos de armas de fogo de veículos utilizando dispositivos eletrônicos conhecidos como “Chapolin” para desbloquear o sistema de travamento das portas.
Durante coletiva de imprensa, o delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, informou que as investigações iniciaram há cerca de três meses, quando as vítimas começaram a registrar Boletins de Ocorrência (BOs) após perceberem o furto das armas de fogo de seus veículos.
“Nós identificamos que André trabalhava em uma loja de armas e coletava informações sobre as vítimas, repassando detalhes sobre suas rotinas e movimentos. As vítimas eram atiradores desportivos e agentes de segurança pública. Em um dos casos, uma camisa de um agente de segurança foi furtada e utilizada durante a prática dos crimes”, detalhou Cícero Túlio.
De acordo com o delegado, o grupo utilizava o dispositivo “chapolin” para impedir o travamento das portas dos veículos, o que facilitava o acesso ao interior dos carros, de onde eram furtadas as armas. Posteriormente, os objetos eram encaminhados para o mercado clandestino e vendidos para terceiros.
“No momento das prisões, apreendemos quatro armas de fogo, munições, equipamentos eletrônicos utilizados para bloquear travas veiculares, além de três veículos que eram usados pelo grupo criminoso. Aproveito para orientar aos proprietários de veículos, que se certifiquem de que as portas estão efetivamente travadas, ao desembarcarem, para evitar ocorrências como essas”, finalizou.
Procedimentos
André, Daniel, Isaac e Keven responderão por porte de arma de fogo de uso restrito, receptação qualificada, furto qualificado e associação criminosa e estão à disposição da Justiça.
Fotos: Erlon Rodrigues/PC-AM