Operação Águia: PMAM reforça policiamento na zona leste com apoio da SSP-AM e Detran

Nova fase da operação teve início no dia 22 de setembro para reduzir os índices de criminalidade

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na noite de sexta-feira (29/09), a Operação Águia – Ação Pacificador na zona leste da capital amazonense, com apoio do efetivo da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). A ação, que tem como objetivo reduzir os índices de homicídio e criminalidade, foi deflagrada no dia 22 de setembro e se estende até este domingo (1º/10).

A montagem e saída das equipes para operação foi realizada no Comando de Policiamento de Área (CPA) Leste, localizado na avenida Autaz Mirim, e contou com a presença do comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva; do secretário da SSP-AM, coronel Vinicius Almeida; do chefe do Estado-Maior da PMAM, coronel Bruno Azevedo; e dos comandantes de policiamento da capital.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, ressaltou o compromisso da tropa e a interação positiva entre as denúncias feitas através do canal 190, que auxiliaram nas ações de policiamento e nos resultados satisfatórios em uma semana de atuação da Operação Águia.

“Estamos há uma semana na operação na zona leste, onde os índices de criminalidade estavam bastante elevados. Então focamos no policiamento especializado e nas barreiras policiais de trânsito para tirar os veículos de circulação utilizados em assaltos, roubos e homicídios”, afirmou o comandante-geral da PMAM.

Durante a noite desta sexta-feira e a madrugada deste sábado (30/09), o efetivo na operação foi de cerca de 120 policiais militares. Foram montadas barreiras em diversas áreas da zona leste, com o reforço e apoio do Detran-AM e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar.

O resultado da ação policial na noite de sexta-feira e madrugada de sábado (30/09) foi de um flagrante por porte ilegal de arma de fogo, que resultou na apreensão de uma arma de fogo e uma munição. Foram abordadas 347 pessoas e 200 veículos, entre carros, motocicletas e ônibus do transporte coletivo.

O secretário da SSP-AM, coronel Vinicius Almeida, reforçou a parceria dos órgãos do Sistema de Segurança Pública nas operações realizadas em Manaus. “A SSP está atuando juntamente com o Detran e também no apoio lógico, de modo a propiciar mais facilidade para que a Polícia Militar possa desempenhar com excelência o seu papel no combate à criminalidade”, disse o secretário.

O agente de trânsito do Detran-AM, Vilson Evangelista, esclareceu que a fiscalização durante a operação tem como alvo veículos de duas rodas que circulam com condutas de risco à segurança da população. “A ação é direcionada para a fiscalização de motocicletas, a fim de coibir essas irregularidades que se tornaram uma prática comum identificada nas vias. Além disso, vamos verificar também situações de placas irregulares, licenciamento atrasado, escapamento adulterado e veículos suspeitos usados em crimes”.

Operação Águia – Ação Pacificador

Nova fase da Operação Águia desencadeada pela PMAM no dia 22 de setembro, a ‘Ação Pacificador’ inclui ações de presença policial em locais estratégicos com barreiras policiais para abordagens de veículos e aumento do patrulhamento, com apoio das unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).

Denúncias

A Polícia Militar orienta a população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.

FONTE  E FOTOS: Divulgação/PMAM