A onda de calor atinge o Brasil até quarta-feira (2).
Onda de calor no Brasil
O Brasil deve enfrentar uma nova onda de calor até quarta-feira (2). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que o fenômeno pode resultar em temperaturas 5ºC acima da média. Esse aviso de perigo potencial vale para Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, parte do Paraná, e o Distrito Federal. A onda de calor pode trazer leve risco à saúde.
Baixa umidade e seus efeitos
Além da onda de calor, o Inmet também emitiu um alerta para baixa umidade no ar, que poderá persistir até o fim do dia. A umidade relativa deve variar entre 20% e 12%. Essa condição pode provocar incêndios florestais e problemas de saúde. Os estados afetados incluem o Distrito Federal, Goiás, e partes de Tocantins, Maranhão, Minas Gerais e Bahia.
Previsão do tempo por região
A semana começará quente e seca em grande parte do Brasil. Na Região Nordeste, o clima quente persistirá, mas há chance de pancadas de chuva isoladas. O Centro-Oeste também enfrentará tempo seco, exceto no noroeste de Mato Grosso, onde chuvas podem ocorrer. Na Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor devem gerar chuvas no noroeste do Amazonas, Roraima e Pará.
Mudanças no clima do Sul
O Sul do Brasil verá tempestades no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina devido à passagem de um sistema frontal. Essas chuvas podem ultrapassar 70 mm. A partir de 4 de outubro, a previsão indica condições mais estáveis na região.
Fonte: Agência Brasil
O clima pode mudar rapidamente, e a população deve se preparar para a onda de calor e seus efeitos. É essencial manter-se hidratado e evitar atividades ao ar livre durante os períodos de maior calor. Para mais atualizações sobre o clima e outros assuntos, continue acompanhando nosso portal.