Omar posta vídeo exibindo passaporte para desmentir Arthur

O senador e candidato à reeleição Omar Aziz (PSD) recorreu às suas redes sociais para postar um vídeo exibindo seu passaporte. O vídeo é uma resposta à acusação do também candidato ao Senado Arthur Neto (PSDB), que durante o debate promovido pela rádio BandNews Difusora afirmou que Omar não tem passaporte e não pode viajar por decisão da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. “Ao longo desta campanha, nós vamos desmascarar muitas mentiras que assolam contra mim”, disse Omar ao exibir o documento.

DESESTABILIZADO

No texto da postagem, Omar afirma que Arthur “se desestabilizou quando foi obrigado a admitir que em todo seu tempo de mandato, como deputado e senador, nunca trouxe uma empresa para o Amazonas. Foi líder do PSDB, ministro de FHC, e não conseguiu garantir a prorrogação da Zona Franca”. Por isso, segundo o senador, o ex-prefeito o teria atacado “de modo baixo”.

AGENDA CANCELADA…

O governador Wilson Lima (UB), candidato à reeleição, não pensou duas vezes antes de cancelar sua agenda de campanha desta segunda-feira (29) para acompanhar pessoalmente o atendimento e assistência às vítimas do acidente ocorrido, na noite de domingo (28), durante o Festival de Cirandas de Manacapuru, quando uma alegoria pendurada em um guindaste despencou, deixando 26 feridos.

…E RETOMADA

A agenda será retomada nesta terça-feira (30), quando o candidato à reeleição se reúne com empresários da Fecomércio, às 18h; depois tem encontro com pesquisadores das principais instituições públicas e privadas do Estado, às 19h30; e encerra ouvindo as reivindicações de lideranças e comunitários da zona Leste, às 21h.

LULA CÁ

O ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Manaus nesta terça-feira (30), às 22h. A agenda de compromissos do candidato na cidade, entretanto, será cumprida somente na quarta-feira (31), quando o presidente visita a fábrica Moto Honda da Amazônia, tem um encontro com lideranças indígenas no Museu da Amazônia (Musa) e termina o dia com um comício no Espaço Via Torres, na Avenida das Torres, às 18h.

AGENDA ESTRATÉGICA

A agenda de Lula em Manaus foi escolhida estrategicamente para dar ao candidato a oportunidade de abordar temas sensíveis e estratégicos para o eleitor amazonense. Na Moto Honda, por exemplo, vai poder falar sobre a importância de se proteger e valorizar a Zona Franca de Manaus, alvo preferencial de ataques da equipe econômica do atual governo federal. No Musa, com os indígenas, poderá abordar tema como preservação da Amazônia, garimpo ilegal e proteção das Terras Indígenas.

TSE VENCE PRÊMIO INTERNACIONAL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) venceu a primeira edição do “Global Electoral Justice Network Awards” (Prêmio da Rede Mundial de Justiça Eleitoral, em tradução livre), na categoria “Processos Eleitorais em Situações de Emergência”, com o “Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação”. Segundo a organização do prêmio, o TSE compreendeu os riscos da desinformação eleitoral, incluindo seu impacto na confiança do público nas instituições. Os prêmios serão entregues durante a quinta Assembleia Plenária da Rede, a ser realizada de 9 a 11 de outubro de 2022, em Bali, na Indonésia.

MP DE BOLSONARO IRRITA MARCELO

O deputado federal Marcelo Ramos (PSD) classificou como absurda a Medida Provisória do governo federal que adia o pagamento dos recursos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, que tratam de apoio ao setor cultural, de 2023 para 2024. “Vamos tomar medidas judiciais imediatas”, disse Ramos, que defende que o governo não pode modificar leis aprovadas pelo Congresso.

JINGLE TIK TOKER

Falando em Marcelo Ramos, o deputado candidato à reeleição lançou em suas redes sociais seu jingle de campanha que é mais que um simples jingle, acompanha um vídeo com dancinha no estilo Tik Tok para ser aprendida e reproduzida pelos eleitores. Resta agora trabalhar no engajamento para viralizar.

E-TÍTULO

A versão digital do título de eleitor já foi baixada por mais de 27 milhões de brasileiros. O aplicativo substitui o documento em papel e permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais. Pessoas que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e têm a fotografia exibida no app poderão utilizar o e-Título como forma de identificação nas Eleições Gerais de 2022.