O senador e candidato à reeleição Omar Aziz (PSD) comemorou em suas redes sociais a decisão tomada pela Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber pouco antes de ser empossada na presidência da Corte Suprema brasileira. Contrariando os pedidos da Procuradoria-Geral da República, Rosa Weber determinou que a Polícia Federal mantenha as investigações preliminares da CPI da Covid sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro (PL). A PGR, como tem sido de praxe em se tratando de apurações envolvendo Bolsonaro e seu governo, havia solicitado que as investigações fossem arquivadas.
DESRESPEITO
Em sua postagem, Omar afirma que o relatório final da CPI da Covid demonstra claramente os delitos cometidos pelo presidente e seus assessores na pandemia. Para o senador, impedir que as investigações continuem seria um desrespeito às milhares de vítimas mortas e às suas famílias. “A ministra Rosa Weber demonstra hoje, com sua decisão, que ninguém está acima da lei. Os culpados serão responsabilizados”, finaliza Omar.
TRÊS AÇÕES
A ordem da ministra diz respeito a três ações nas quais a CPI da Covid solicita que Bolsonaro seja indiciado pelos crimes de charlatanismo, emprego irregular de verbas públicas e prevaricação. A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, tinha avaliado, no dia 25 de julho, que não havia indícios para continuar as investigações. Na ocasião, solicitou o arquivamento. O pedido, contudo, não foi atendido por Rosa Weber.
PROBLEMA RESOLVIDO
A questão do indeferimento da candidatura da segunda suplente de Arthur Neto (PSDB) na chapa que concorre ao Senado, Aldemara Kimura, foi resolvida durante o fim de semana. A solução foi trocar de segundo suplente. Agora, a chapa tem como primeira suplente a reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair, e como segundo suplente, o médico Paulo Cézar Mates, de Apuí.
CANDIDATURA DEFERIDA
Também durante o fim de semana, mais precisamente neste domingo (11), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas (TER-AM) deferiu a candidatura ao Governo do Estado do senador Eduardo Braga (MDB), candidato pela coligação “Em Defesa da Vida” (MDB/PSD e a federação PT/PC do B e PV).
VIRADA CONFIRMADA
Com a divulgação, neste domingo (11), da pesquisa do Instituto Eficaz, que apontou mais uma vez o govenador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) em primeiro lugar, já são quatro as pesquisas de diferentes institutos que confirmam a virada do governador – anteriormente ele vinha surgindo em segundo lugar. As últimas consultas realizadas pelo Instituto Pontual, Ipec, Perspectiva e, agora, Eficaz trazem Wilson em primeiro tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada.
MAIS SHOWS NA MIRA DO MP
Por meio de ação cautelar, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) está requerendo a suspensão de pagamentos para show do cantor Wesley Safadão, em Novo Airão. O cantor foi contratado pela prefeitura do município para apresentação na 23ª edição do Eco Festival do Peixe-Boi, prevista para os dias 14, 15 e 16 de outubro, por R$ 700 mil reais. Também no dia 8, o MPAM expediu recomendação visando ao cancelamento, no prazo de 72 horas, das despesas relativas à contratação dos cantores nacionais Matheus e Kauan, efetuada pela Prefeitura de Humaitá através de inexigibilidade de licitação.
LEI SECA NAS ELEIÇÕES
Em reunião na tarde desta segunda-feira (12) com o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Jorge Lins; a vice-presidente e corregedora Eleitoral, desembargadora Carla Reis, e a diretora-geral Melissa Lavareda, alinharam pontos importantes para a realização das eleições deste ano. Na ocasião, foi assinada a portaria que determina a lei seca na véspera e no dia das eleições.
Omar,
Parabéns. Ótimo contar com um site de notícias focado nos fatos da política no Amazonas.
Att,