Oficina ambiental para donos de bares começa esta semana. Proprietários de bares e restaurantes que utilizam equipamentos sonoros podem participar do evento.
Oficina ambiental para donos de bares começa esta semana.
Esta será a segunda oficina, que terá início na próxima quarta-feira (23/2) e, como a primeira, atende a pedido de empresários desse setor.
A oficina pretende fazer uma interação entre donos de bares e restaurantes e a população em geral, principalmente por causa de aparelhos de som ligados em alto volume.
Visa, também, explicar aos empresários todos os passos a serem seguidos, para que consigam o licenciamento ambiental da forma correta.
Em fiscalizações anteriores, muitos empresários foram flagrados trabalhando de maneira irregular, muitos sem o licenciamento.
O que se viu, foi que a maioria nem mesmo sabia que precisava do licenciamento para operar dentro das normas legais.
O evento acontecerá a partir das 14h30, no auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A Aleam está localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul da cidade.
Coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a ação faz parte da programação de oficinas ambientais da prefeitura.
Antonio Stroski, titular da Semmas, disse que essa segunda edição da oficina foi um pedido de muitos empresários.
Muitos, segundo ele, em decorrência do horário, não puderam participar da primeira.
Primeira oficina
A primeira oficina aconteceu dia 8/2 e a intenção foi a mesma: orientação e formação de empresários e consultores, para entenderem a importância do licenciamento.
O evento ocorreu no auditório Isabel Victoria do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, bairro Compensa, zona Oeste.
Na ocasião, a diretora de Áreas de Controle Ambiental da Semmas, Aldenira Queiroz, explicou que o intuito das oficinas dessa natureza, é sensibilizar os donos de bares e restaurantes para que regularizem seus empreendimentos.
“Não é possível ter a felicidade de uns e a infelicidade de outros”, disse ela, com relação à poluição sonora causada por esses estabelecimentos.
Ela acredita que, após essas oficinas, o problema de sons em alto volume fora dos horários estabelecidos por lei, vão acabar em Manaus.
Além destas, outras oficinas voltadas para empresários que atuam com postos de combustíveis e construção civil, estão programadas para os próximos meses.
Foi aberto um diálogo com a categoria na primeira edição do evento, oportunidade em que foi explicada em que condições os empresários podem se regularizar.
“Entendemos a importância desse setor para a economia da cidade, por isso estamos cuidando para que eles possam trabalhar de maneira ambientalmente correta”, explicou Stroski.
Atendimento
Diferente da primeira edição, a Semmas vai montar uma espécie de balcão para que os empresários possam tirar suas dúvidas após a oficina.
A intenção é que todos tomem ciência do que deve ser feito, e todos os requisitos necessários, para conseguir o licenciamento ambiental.
As inscrições podem já podem ser feitas através no Portal da Semmas.
Fonte: Semmas