A expectativa é que, até o final deste ano, 26 toneladas de peixes, resultado do trabalho desenvolvido em piscicultura, chegue ao mercado de Manaus. O Governo Amazonino Mendes realizou diversos investimentos no setor e comemora os resultados, observando que essa atividade vinha apresentando queda nos últimos anos.
Em busca de qualificar o setor para aumentar a capacidade de produção, o Governo do Estado realizou 420 capacitações para piscicultores, em programações que foram desenvolvidas à distância e também de forma presencial. O objetivo, além de aumentar a produção, é tornar o produto mais competitivo.
O trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado envolveu também a realização de cursos e treinamentos por meio de assistência técnica que alcançaram 270 piscicultores, distribuídos em 16 municípios do estado. Esse trabalho técnico realizou o monitoramento de 70 propriedades quanto a enfermidades.
Centro de Produção – Atuando para dotar a piscicultura no Amazonas das condições necessárias a fim de aumentar a capacidade de competir em um mercado cada vez mais competitivo, o Governo Amazonino Mendes revitalizou o Centro de Tecnologia Treinamento e Produção de Aquicultura, atendendo de forma específica os produtores do sul do estado.
Dados da Secretaria de Produção Rural (Sepror) revelam que as maiores produções de piscicultura no Amazonas, localizam-se em dez municípios, que são os seguintes: Rio Preto da Eva, Benjamin Constant, Manaus, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Careiro, Presidente Figueiredo, Coari e Humaitá. A produção é baseada em 95% de tambaqui e 5% matrinxã.
Fonte: Governo do Amazonas