Obra vai garantir água tratada para mais de 18 mil moradores das Comunidades Coliseu I, II e III, na zona Leste

Novo sistema de abastecimento começou a ser construído nesta semana e vai implantar tubulações de água em comunidade criada há oito anos

Mais de 18 mil moradores das comunidades Coliseu I, II e III, na zona Leste de Manaus, vão passar a receber água tratada em suas torneiras ainda neste semestre. A concessionária Águas de Manaus iniciou nesta semana as obras do novo sistema de abastecimento que vai garantir água 24h por dia na região.

Além de acompanhar o ritmo de expansão da cidade, o trabalho vai garantir maior qualidade de vida para quem reside no local. Estão sendo construídos 15 mil metros de tubulações de água tratada, além de toda infraestrutura necessária para que as mais de 3.500 famílias residentes nas três comunidades possam utilizar a água produzida pela concessionária.

A previsão é que o novo sistema de abastecimento entre em operação até o fim do ano. “Estamos muito felizes por contemplar mais uma comunidade de Manaus com água tratada. Nossas equipes já estão trabalhando diariamente nas ruas da comunidade Coliseu para garantir que, em breve, os moradores daqui possam contar com nossos serviços. Todo investimento feito para levar água tratada para novas regiões, também é um investimento na saúde da população de Manaus”, observou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.

Realização – As comunidades Coliseu I, II e III existem há cerca de oito anos. Como nasceram de ocupações, a atual estrutura de abastecimento do local não é regular. Para conseguir água, os moradores recorrem a poços artesianos particulares e redes de abastecimento que foram construídas sem padronização, e que ficam expostas nas ruas. “Moro aqui há seis anos e já sofri muito para conseguir água para minhas atividades. Já tive que furar cacimba e carregar muito balde por essas ruas. Hoje, a estrutura está um pouco melhor, com os poços particulares, mas ainda não é o ideal. Ainda há pessoas que armazenam água da chuva, para ter o mínimo possível em casa. Saber que em breve, vou poder abrir uma torneira e ter água a hora que eu quiser em casa é a realização de um sonho”, contou a doméstica Duzângela Pinheiro, moradora da Coliseu.

As redes que começaram a ser implantadas pela Águas de Manaus nesta semana seguem todos os padrões para que a água possa chegar com qualidade potável até os moradores. As comunidades serão abastecidas por interligações que serão feitas no Sistema Hidráulico do Jorge Teixeira.

A concessionária também vai cadastrar os moradores das comunidades Coliseu I, II e III na Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto no valor das faturas. A empresa também vai realizar ações para orientar o consumo consciente na comunidade, incentivando o uso correto da água nas atividades diárias dos moradores.

Expansão – Ao longo de 2021, a Águas de Manaus tem investido em melhorias para levar água tratada a locais que não contavam com estrutura de abastecimento regular. Em fevereiro, as comunidades Parque das Tribos e Cristo Rei receberam um sistema hidráulico, que garantiu água para mais de 3.500 moradores. Já em junho, foi entregue o sistema de abastecimento do Tarumã, que possui 27 km de redes, três poços tubulares profundos e um reservatório para fornecer água para mais de 20 mil moradores na zona Oeste da capital.