O pronunciamento que disse o que deveria dizer, sem nada dizer

Após quase 48 horas de silêncio total acerca de sua derrota nas eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) finalmente quebrou o silêncio. Mas, como um menino birrento e mimado que está sendo obrigado a dizer o que não quer, o presidente disse o que era necessário sem afirmar nada categoricamente, em um discurso suscinto de pouco mais de dois minutos. O presidente usou as entrelinhas de seu discurso para afirmar o que não queria declarar.

VITÓRIA DE LULA

Bolsonaro não citou o nome de Lula, não reconheceu a vitória do petista, nem admitiu sua própria derrota. Disse, entretanto, que sempre foi rotulado como antidemocrático mas que, ao contrário de seus acusadores, sempre “jogou dentro das quatro linhas da Constituição”. Daí entende-se que não irá contestar o resultado das urnas, sob pena de tornar-se o antidemocrático que jurou não ser.

BLOQUEIOS NAS ESTRADAS

Bolsonaro também não condenou os bloqueios criminosos nas estradas brasileiras. Ao contrário, “passou pano” ao dizer que “os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral”. Disse, entretanto, que a direita não pode adotar os mesmos metódos que a esquerda, que “sempre prejudica a população”. Disse que não podem, por exempo, cercear o direito de ir e vir. Mais um recado nas entrelinhas.

ATÉ QUE ENFIM

O plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) finalmente conseguiu formar quórum para realizar sua primeira votação após o primeiro turno das eleições gerais deste ano. Nas sessões anteriores pós-pleito, a Casa não conseguia reunir o mínimo de 13 deputados para realizar a votação das proposituras, geralmente realizada às quartas-feiras. Esta semana, em virtude do feriado do Dia de Finados, a votação se deu nesta terça-feira (1º).

MEDALHA REVOGADA

Dentre as 57 proposituras deliberadas neste primeiro dia de votação pós-primeiro turno, estava a que propunha a revogação da concessão da Medalha Ruy Araújo ao prefeito de Borba, Simão Peixoto (PP). A revogação da homenagem foi proposta pelo deputado Saullo Vianna (UB), após Peixoto agredir com um soco o presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB). A retirada da medalha foi aprovada por unanimidade.

DE VOLTA À ATIVA

Esta terça-feira (1º) marca o retorno de sites, redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens do Governo do Estado e das secretarias estaduais. O retorno vem acompanhado de mensagens como: “Após o fim do período de vedação eleitoral, já estamos voltando com a distribuição das notícias, notas e articulação de demandas”, “Ficamos longe daqui um tempinho, mas o trabalho continuou avançando no Amazonas” e “Obrigado por quem permaneceu por aqui. Continue acompanhando as notícias diárias do Governo do Amazonas”.

REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS NO AM

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apontam que o Amazonas teve uma redução de 3,9% na taxa de homicídios no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021. De posse dos dados do MJSP, O coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), major Rouget Britto, explicou que a taxa de redução de homicídios no Amazonas foi maior do que a taxa de redução em toda a Região Norte do Brasil.

VISITA AOS FINADOS

A Prefeitura de Manaus estima que aproximadamente meio milhão de pessoas visitem os cemitérios da capital nesta quarta-feira (2), Dia dos Finados. Para receber essa verdadeira multidão que pretende visitar seus entes queridos que já partiram, a prefeitura montou uma logística para atender as mais de 500 mil pessoas que são esperadas para visitar os 10 cemitérios da capital, seis na área urbana e quatro na zona rural, que irão funcionar das 7h às 18h.

NOVEMBRO VISUAL

Dez mostras, com obras inéditas e entrada gratuita, em quatro espaços culturais do estado, estão programadas no calendário de novas exposições de artes visuais do Governo do Amazonas para novembro. As exposições são, majoritariamente, coletivas e objetivam fornecer maior visibilidade aos artistas locais. As mostras ocorrem no Palacete Provincial, Centro Cultural Palácio Rio Negro, Largo de São Sebastião e Centro de Artes Visuais Galeria do Largo. A programação detalhada pode ser acessada em http://www.cultura.am.gov.br/.

CONSULTA PRORROGADA

Está prorrogada, até quinta-feira (3), a consulta pública on-line da minuta do “Edital de Apoio às Escolas de Samba”, para o Carnaval 2023 da Prefeitura de Manaus. A minuta está disponível na aba “editais” do site manauscult.manaus.am.gov.br. O valor total de recursos disponibilizados será de R$ 2.229.541,60. A consulta pública p retende, além de identificar as escolas de samba que estão aptas a participar do desfile oficial do Carnaval de Manaus, democratizar e aperfeiçoar as políticas públicas culturais da cidade.