NOTA DE PESAR – Severiano Mário Porto

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamentaram profundamente a morte do arquiteto Severiano Mário Porto, 90 anos, vítima de Covid-19, nesta quinta-feira, 10/12. Natural de Uberlândia (MG), Severiano Porto é um dos principais arquitetos do país e morou em Manaus durante 36 anos, tendo exercido o cargo de secretário de urbanismo no primeiro mandato de Arthur Neto como prefeito de Manaus.

 

“Severiano Mário Porto é um patrimônio do Brasil, um dos melhores arquitetos que o país viu e tive a honra de tê-lo na minha equipe em meu primeiro mandato como prefeito. Minha esposa Elisabeth e eu deixamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com essa inestimável figura pública, que é mais uma vítima da Covid-19, essa terrível doença que tem levado tantas pessoas queridas”, lamentou o prefeito de Manaus.

 

Severiano Mário Porto é o responsável pelo projeto de obras icônicas na cidade, como a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o campus universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o antigo estádio Vivaldo Lima.

 

A primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que é arquiteta e preside a Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, destaca a importância de Severiano Mário Porto. “Ele é uma grande inspiração para todos que amam a arquitetura, uma referência para quem estuda ou já é profissional da área. Neto e eu somos grandes admiradores do Severiano e deixamos nossos sentimentos a todos por essa enorme perda”, afirmou.

 

Severiano Mário Porto foi professor de arquitetura e urbanismo na Faculdade de Tecnologia da antiga Universidade do Amazonas (UA) por 26 anos e era conhecido como “arquiteto da floresta” ou “arquiteto da Amazônia”. Ele se mudou para o Rio de Janeiro há mais de dez anos e será sepultado na cidade de Niterói.