‘NOSSO PARTIDO É O AMAZONAS E NOSSO CANDIDATO É A ZONA FRANCA’, DIZ DAVID ALMEIDA

O chamado às pressas, feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), para uma reunião em plena Segunda-feira Gorda de Carnaval (28), objetivando criar uma força-tarefa em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), foi atendido por boa parte da classe política e empresarial do Estado. Evitando chamar para si o protagonismo do encontro, realizado às 10h, no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Manaus, o prefeito repetiu uma frase várias vezes: “Ninguém está aqui procurando protagonismo político. Aqui, nosso partido é o Amazonas. E nosso candidato é a Zona Franca”.

CAMINHO DO DIÁLOGO

A principal resolução após a reunião é a publicação de uma carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro em nome dos cidadãos do Amazonas em Defesa da Zona Franca de Manaus. Esse, segundo o prefeito, é o caminho do diálogo e a primeira estratégia a ser usada pelo grupo. O caminho da judicialização, entretanto, ainda não está descartado.

PROPOSTAS E ALTERNATIVAS

Além da carta aberta ao presidente, também foram definidas duas propostas como alternativa ao texto do decreto que foi publicado pela presidência da República ao apagar das luzes da sexta-feira (25), véspera do feriadão de Carnaval. Uma é fazer uma lista com os bens produzidos na ZFM e eximi-los dos efeitos do decreto. A outra é eximir todos os bens produzidos por meio dos famosos PPBs, Processos Produtivos Básicos, exigidos na ZFM.

BANCADA EMITE NOTA

A bancada federal do Amazonas também se reuniu, no sábado (26), e emitiu uma nota, assinada por todos os três senadores e oito deputados federais. A nota fala em “quebra de confiança”, ao lembrar do compromisso não cumprido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua Secretária de Produtividade, Daniella Marques, de que os produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus seriam protegidos.

MARCELO RAMOS SE ADIANTA

O vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), que também estava presente à reunião convocada por David Almeida, se adiantou e, logo após a reunião, protocolizou Projeto de Decreto Legislativo com o objetivo de sustar os efeitos do decreto presidencial que reduz o IPI. Durante a reunião, Ramos foi taxativo: “Nessa luta só há dois lados. Quem é a favor do Amazonas e quem é contra o Amazonas”.

‘NEM CHAMEI DE MINISTRO’

Também presente ao encontro, o senador Omar Aziz (PSD) disse que já falou com o ministro Paulo Guedes e marcou com ele uma reunião com políticos e empresários amazonenses. Omar disse ao Rebojo que o ministro marcou o encontro para o dia 7 ou 8 de março. Na reunião, o senador comentou que nem chamou Guedes de ministro. “Tratei ele de Paulo mesmo”, revelou.

UEA AMEAÇADA

Omar Aziz lembrou ainda que a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será a primeira instituição amazonense a “afundar” se os efeitos do decreto sobre a ZFM não forem revertidos. É que o fundo de manutenção da UEA é composto por contribuições de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Não por acaso, as duas chapas que concorrem à reitoria da universidade manifestaram repúdio ao decreto que reduz o IPI.

SEM QUERER SER, MAS JÁ SENDO

Mesmo rechaçando insistentemente que o protagonismo da reunião recaísse sobre ele, David Almeida acabou dando demonstração de duas qualidades muito importantes a qualquer político que deseje uma carreira de sucesso na área: iniciativa e capacidade de articulação. A resposta do prefeito ao ataque à Zona Franca de Manaus, perpetrado pelo Governo Federal ao reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados em 25%, foi rápida. “Liguei para todas as forças políticas e empresariais deste Estado. Temos que unificar o discurso e trabalhar juntos”, afirmou o prefeito.

CHAMADO ATENDIDO

Atenderam ao chamado do prefeito, o senador e líder da bancada Amazonense no Congresso Nacional, Omar Aziz, o deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, e ainda os deputados federais Bosco Saraiva (Solidariedade), Delegado Pablo (União Brasil) e, participando virtualmente pelo link, Capitão Alberto Neto (Republicanos). O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (PV) também participou virtualmente da reunião.

CHAMADO ATENDIDO 2

Da Câmara Municipal de Manaus (CMM), além do presidente David Reis (Avante), também atenderam ao chamado do prefeito os vereadores Marcelo Serafim (PSB), Diego Afonso (PSL), Bessa (Solidariedade), Professor Samuel (PL), Wallace Oliveira (Pros) e Peixoto (PTC). Representando a classe empresarial, estavam presentes o vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, Wilson Périco, e o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Eletroeletrônicos (Eletros), José Jorge Júnior.

PRESENTE-BOMBA DE ANIVERSÁRIO

A moral da história é que a reunião convocada pelo prefeito foi realizada, por ironia do destino, justamente no dia em que a Zona Franca de Manaus (ZFM) completa 55 anos. No lugar de comemoração, o modelo econômico amazonense ganhou um presente-bomba do Governo Federal. Um verdadeiro presente de grego.