Com 10 super combates de artes marciais mistas, o bairro Novo Israel, na zona norte de Manaus, recebeu no último sábado (27/07), a primeira edição do Skull Champions. O evento, que foi chancelado pela Comissão Atlética de MMA do Amazonas (Camma-AM), contou o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel). “O MMA é um dos esportes mais populares e muitos atletas treinam incansavelmente para terem o melhor resultado dentro do octógono. O Skull Champions trouxe atletas experientes, mas também deu oportunidade a vários lutadores que estão começando na modalidade. O resultado foi um sucesso e o esporte foi valorizado”, afirmou Caio André de Oliveira, secretário da Sejel.
Com o objetivo de mostrar à população que a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) possui na corporação atletas de alto e bom nível no MMA, o cabo da PMAM e idealizador do Skull Champions, Carlos Belém, falou sobre o surgimento da competição e o sucesso resultante da primeira edição do evento.
“Sou atleta de MMA e sempre quis fazer algo pelo esporte, foi então que decidi investir em algo que iria promover a modalidade e os colegas de farda. Dessa forma o Skull Champions surgiu, trazendo um card variado, entre lutadores civis e policiais militares. Graças a Deus tivemos um resultado bastante positivo e muitas pessoas elogiaram o trabalho. Inclusive, atletas de outros estados já entraram em contato comigo e perguntaram sobre a possibilidade de participação na próxima edição”, ressaltou.
Belém falou ainda sobre a montagem do card para a primeira edição e a participação do público. “Tudo foi planejado e ocorreu dentro do esperado. O público rotativo foi de aproximadamente 400 pessoas e a comunidade teve uma excelente participação, tendo em vista este ter sido o primeiro evento de MMA no bairro Novo Israel. Além disso o card foi montado com muitos critérios. Eu, como atleta da modalidade, sempre estou participando de eventos e busquei dar oportunidade às equipes e atletas que se mostraram comprometidos e que vem se destacando no MMA”, explicou.
Representação – A única luta feminina da noite foi entre as atletas Ana Carla (Paixão Farias) e Gilsely Perêa “Gilborg” (Nak Su Brunocilla). Com um minuto e 26 segundos de combate, “Gilborg” levou a melhor e, após um knockdown sobre a adversária, aplicou um mata-leão que definiu a luta. Lutadora de Benjamin Constant, a 1.118 quilômetros de Manaus, a atleta garantiu a oitava vitória de seu cartel por finalização.
Novidade – De acordo com Belém, a 2ª edição do evento será realizada em breve. “Já estamos trabalhando e avaliando uma data para a 2ª edição do evento, que virá com muitas novidades. Dentre elas estarão a possibilidade de disputas de cinturão em outras categorias e a participação de atletas de outros estados. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que o evento se firme no calendário esportivo do estado e possa ser um dos melhores eventos da modalidade. Esse é o objetivo, permitir que a polícia militar possa estar lado a lado com a população e trabalhar para que o esporte seja desenvolvido como um todo”, finalizou.
Destaque – Entre as lutas mais esperadas da noite estava a do sargento do Batalhão de Choque da PMAM, Anderson Santos, o “Choque”. Representante da academia SD System Checkmat, o lutador falou sobre a preparação para o duelo. “Tive uma preparação bem intensa. Todos na academia me ajudaram e fui preparado para lutar tanto em pé quanto no chão. Eu estou muito satisfeito com o resultado. Treinei para dar show e acredito que consegui. Foi o único nocaute da noite e isso não tem preço”, afirmou.