Evento acontece nesta quinta-feira (11), às 9h, no Aleixo e tem como tema “Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil?”
Nesta quinta-feira (11), é celebrado o Dia Nacional pela Universalização do Saneamento Básico. A data sempre levanta uma série de discussões sobre o tema. Em Manaus, ela será celebrada com um evento gratuito promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Amazonas (ABES-AM). A palestra com o tema “Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil?”, acontece a partir das 9h, no auditório da Águas de Manaus (Avenida André Araújo, 1981, Aleixo), reunindo especialistas de outras entidades ligadas ao tema. A concessionária é parceira da ABES-AM no evento.
A apresentação será feita pela diretora da ABES-SP, Juliana Almeida Dutra, uma das autoras do livro com o mesmo título, escrito conjuntamente com Rafaella Scorsatto Lange. As vagas para a palestra são limitadas, obedecendo aos protocolos sanitários e podem ser realizadas neste link: https://forms.gle/
O objetivo do debate é refletir a visão das autoras do livro no “Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil?”, lançado no 31º Congresso da ABES, realizado em Curitiba, em outubro, no qual o saneamento é descrito como uma ferramenta de inclusão social poderosa. Para as autoras, o acesso a água potável e esgoto tratado proporciona não somente uma melhoria significativa na saúde, mas também uma mudança de vida e dignidade das pessoas que se beneficiam desse serviço.
O livro é fruto de um ano de pesquisas e mais de 4 mil pessoas entrevistadas. A autora Juliana Dutra, que estará em Manaus, disse que a proposta é abordar formas diferentes de olhar para o saneamento. “Áreas da vida como lazer, saúde, educação, relacionamento social, carreira e finanças nunca foram consideradas nos cálculos de benefícios das ligações de água e esgoto. Fizemos isso em nossa pesquisa e chegamos ao número de que cada real investido em saneamento gera um benefício de R$29,19 para a sociedade em diversos aspectos. Esse é o ponto inicial do debate que vamos promover em Manaus”, disse.
A presidente da ABES Amazonas, Etianne Braga, reforça a importância da discussão do tema. “Investir em saneamento é compromisso com a nossa sociedade, portanto um tema bastante relevante que merece ser debatido e aprofundado”, disse Etianne.
O diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, fará a abertura do evento, mostrando a forma que a concessionária tem tratado o saneamento da cidade nos três anos de atuação na capital. “O saneamento básico representa saúde, qualidade de vida, dignidade. Temos realizados melhorias diárias em Manaus, avançando na cobertura de água e de esgotamento. Esses eventos são uma ótima oportunidade de debater com as entidades e população, novos projetos que beneficiem Manaus”, disse.