No Dia do Serviço de Saúde, Aleam comemora qualidade do atendimento aos seus servidores

A Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), dividida em gerências, desenvolve um trabalho voltado especialmente para a educação e a prevenção, oferecendo diversos tipos de atendimento aos servidores ativos, inativos e seus dependentes. Em 2018, mais de 56,9 mil procedimentos foram realizados nas seguintes áreas: médica, nutrição, radiologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, odontologia e junta médica. Um educador físico também integra o grupo de profissionais em atividade para melhorar a qualidade de vida de todos os servidores efetivos e comissionados.

“Se fizermos uma busca, veremos que em outros órgãos, de outros poderes, não se encontra uma estrutura como essa que a Assembleia Legislativa coloca à disposição dos seus colaboradores”, afirma o diretor de Saúde, Arnoldo Andrade. “Temos piscina para  hidroginástica, temos academia, salas de fisioterapia com várias especialidades, para ajudar nossos colaboradores. Temos nutrólogo para orientar sobre uma boa alimentação. Temos psicólogo para que as pessoas saibam lidar com o estresse moderno, além de especialidades em neurologia e cardiologia”, enumera o diretor.

Arnoldo Andrade conta que, ainda este ano, espera ter especialistas como ginecologista, dermatologista e psiquiatra, para completar o quadro médico, oferecendo mais serviços aos colaboradores.

O diretor também faz um alerta sobre a importância da educação e prevenção no combate às doenças e na melhoria da qualidade de vida. “Com certeza fica mais barato prevenir. Não existe qualidade de vida sem saúde.  Se você perder a saúde, o trabalho perde o sentido, o carro novo perde o sentido. Eu sempre digo: quem não tem tempo para cuidar da saúde fazendo a prevenção, vai ter todo o tempo do mundo para ser consumido pela doença, em cima de um leito”.

 

Parcerias

 

Arnoldo Andrade também informa sobre novos eventos que acontecerão em parceria com outras instituições.  Nesta sexta-feira (31), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está confirmado um trabalho com os fumantes. “Teremos uma equipe trabalhando aqui, aplicando teste e ajudando aqueles que ainda fumam, para que deixem esse vício tão maléfico para a saúde”, conta o diretor.

Na campanha do Setembro Amarelo, a Aleam terá uma parceria com a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), para realizar um evento em que os temas suicídio e automutilação serão tratados.  Haverá uma oficina sobre o assunto, informa Arnoldo Andrade.

 

Estresse

 

Ao mesmo tempo, todos os serviços de saúde continuam. Inclusive os de psicologia. Um dos seis profissionais dessa área (três homens e três mulheres) é César Fonseca, que há 38 anos trabalha na Aleam. “O estresse é considerado a doença do século”, afirma.

O estresse, ensina César Fonseca, é resultado de problemas econômicos, cansaço, fadiga pelo excesso de trabalho, problemas de relacionamento no trabalho, na família, entre outros fatores. “Cada um elabora o estresse de forma diferente. As pessoas não vivem e nem pensam de forma igual.  E você não quer discussão. Você sempre quer ter razão, quando deveria procurar a paz. Mas o sofrimento é um só”, explica o psicólogo.

 

Odontologia

 

São três consultórios e 12 odontólogos trabalhando em sistema de revezamento, para atender servidores e seus dependentes. Em 2018, esses profissionais fizeram 2.427 procedimentos. Somente de janeiro a abril deste ano, 4.396 procedimentos foram realizados em 588 pacientes. A informação é do gerente de Odontologia, Paulo César Alves, que trabalha na Aleam há 30 anos, sendo 15 nesse cargo.

Segundo o gerente, o serviço de restauração é o mais procurado. O menos procurado é de extração dentária. Outros serviços oferecidos pela gerência são: prevenção; profilaxia (limpeza geral); endodentia (tratamento de canal); exodontia (extração dentária); e o de urgência, como abcesso ou dor dente.

Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Paulo César lembra que a prevenção é muito importante para a saúde bucal e recomenda: “de seis em seis meses deve ser feito uma consulta para reavaliação e, se necessário, realizar conduta preventiva, de acordo com o médico”. O atendimento odontológico de servidores é feito por agendamento.

Data

Celebrada anualmente em 27 de maio, a data também é conhecida como o Dia do Serviço de Saúde do Exército. A data é uma homenagem ao patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, João Severiano da Fonseca, que recebeu esse título com o decreto de lei 2.497, de 16 de agosto de 1940. A página do Exército registra que o médico e General de Brigada João Severiano da Fonseca nasceu em 27 de maio de 1836, às margens da lagoa Manguaba, atual cidade de Marechal Deodoro, no Estado de Alagoas.