Nação Vermelha e Branca lota Sambódromo de Manaus na Abertura do Ensaio dos Bumbás

Noite completa com todos os itens oficiais deixou torcedor feliz confirmando a expectativa de uma grande temporada

O Sambódromo de Manaus, na noite desse sábado (23), se transformou num caldeirão vermelho e branco com a festa de Abertura do Ensaio dos Bumbás. A noite foi conduzida pelo Ritmo, Cadência e Tradição da Batucada e todos os outros itens oficiais do Garantido; o majestoso Garantido com seu tripa, Pajé, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Apresentador, Levantador de Toadas, e claro, o bailado dos dançarinos do Garantido Show, e toda a animação do Comando Garantido.


O levantador de toada oficial do Garantido em Manaus, Leonardo Castelo, abriu a festa e dividiu o palco com Felipe Júnior. Os dois levaram toadas antológicas e atuais, que estão na memória dos torcedores apaixonados.

O Amo do Boi Garantido, João Paulo Faria, surgiu no palco no meio dos dançarinos, versando, e anunciando o apresentador Israel Paulain, que trouxe o primeiro rufar da Batucada com tradicional contagem, sendo ovacionado pela galera encarnada.


Em seguida, Israel anunciou o Uirapuru da Amazônia, Sebastião Júnior, confirmando o entrosamento que têm dentro da arena do Bumbódromo, de Parintins. Este foi o momento mais movimentado no palco, com um desfile de todos os itens oficiais. Lívia Christina, Porta-Estandarte, evoluiu no palco ao som da toada Legião Vermelha, e logo em seguida a Sinhazinha da fazenda, Valentina Coimbra, com a toada Sinhazinha da Fazenda, tomou conta do palco, com delicadeza e bailado, e claro, acompanhada do símbolo maior de uma Nação encarnada, o Boi-Bumbá Garantido, conduzido pelo tripa Batista Silva.

Um dos itens mais esperados, o Pajé Adriano Paketá, com a toada O Baiá, também evoluiu no palco do sambódromo de Manaus, e mais uma vez provou que está preparado para disputar o título do 57º Festival Folclórico de Parintin, no final do mês de junho.

Uma das toadas mais aclamadas pelos apaixonados pelo Garantido, Treme Terra de 2023, tirou a galera do chão. “Eu esperei tanto pelo início do Curral do Garantido, e hoje eu pude ver o que podemos esperar para a temporada. Percebi que todos os itens estão preparados para trazer o título de volta para nós. Estou muito feliz por tudo que vi hoje”, disse a personal trainner Ester Loredo.

A torcedora Antônia Rodrigues se disse anestesiada com a festa preparada com todo primor pelo Movimento Amigos do Garantido (MAG), responsável por todos os eventos oficiais que carregam o nome do Boi-Bumbá Garantido, na capital. “Gente, que festa linda. O Garantido, através do MAG, promete muito e cumpre muito. Eu vim porque eu sabia que seria uma festa memorável, e com isso pude ter certeza que será uma temporada inesquecível, que mostrará que o nosso Garantido está preparado para trazer o título de volta para nós”, disse Antônia.

David Assayag, também aclamado pela Nação Vermelha e Branca, entrou no terceiro momento encarnado da programação, que foi dividida com o boi Contrário. Fez um repertório de resgate de toadas dos anos 1999, como A Conquista (1998), que descreve o passado sangrento da invasão do homem branco, “vindo d’além mar”. Seguindo o ritmo, cantou a toada Garantido eu Sou, também de 1998, que também não sai do coração dos perrechés, além disso, trouxe para o Sambódromo outras toadas que eram declamadas dos torcedores.

Estrutura

O MAG montou com detalhes o cenário do Sambódromo para esta temporada bovina. Primeiro o que mais se destacava, era um telão de LED, que mostrava no letreiro “Curral do Garantido”. Outro diferencial do Movimento Amigos do Garantido, foi a mini-feira de produtos com a marca do Garantido. Destaque para a lojinha do Comando Garantido.

Curral

No próximo sábado, dia 30, os torcedores do Garantido, poderão prestigiar o primeiro Curral do Garantido, quando começar o revezamento dos bois, nos dias de sábado. O diretor de eventos do Boi Garantido, Rivaldo Pereira, promete eventos que vão movimentar o mercado da cultura do Estado. “O curral do Boi Garantido é uma referência não só para o torcedor, mas para empresários, para as prefeituras, de Manaus e de Parintins, é uma vitrine do próprio festival. Então, podem esperar que vamos ter eventos bem organizados e bem produzidos para chamar cada vez mais a presença do torcedor, inclusive daquele que nunca veio a uma festa nossa e que vai entrar nessa onda fortíssima que está tomando conta do país, que é a cultura do boi-bumbá”, afirmou Rivaldo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MAG
Fotos: Eduardo Cavalcante e Teka Prado