O cenário eleitoral no Amazonas até agora tem sido marcado por uma dificuldade/demora na escolha dos nomes que comporão a chapa dos candidatos ao Governo do Estado como candidatos a vice-governador. Após a definição do nome de Tadeu de Souza (Avante) como vice na chapa de Wilson Lima (UB), anunciado no início da noite de ontem; e do o ex-deputado federal Humberto Michiles (PSDB) como vice de Amazonino Mendes (Cidadania), resta agora ao terceiro colocado nas pesquisas, o senador Eduardo Braga (MDB), escolher e anunciar o seu vice.
DIFICULDADE NO PT
No PT que deveria, em tese, indicar o vice de Braga, alguns nomes aventados já declinaram da indicação. É o caso Secretária Nacional de Mulheres do partido, Anne Moura, que já afirmou que não desistirá do propósito de ser candidata a deputada federal. Da mesma forma, o ex-vereador e ex-deputado federal Francisco Praciano já disse que prefere continuar candidato a deputado estadual.
JOÃO PEDRO ANIMADO
Uma das únicas opções de Braga no PT é o ex-senador João Pedro, que está entusiasmado com a possibilidade de ser vice na chapa do senador. João Pedro nadou contra a corrente até o último minuto, tentando viabilizar sua candidatura ao Governo do Estado pelo PT. Morreu na praia por ordem do próprio ex-presidente Lula, que determinou que não haveria candidato do partido ao governo no Amazonas. Agora está animado, e até mesmo em campanha, com a possibilidade de vir a ser o vice de Eduardo Braga.
‘CUIDEM DAS PERNAS’
A campanha de Amazonino Mendes (Cidadania) escolheu também insistir na tecla da idade avançada do candidato, ainda que a título de se defender dos ataques. Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (3), o próprio “Negão” volta a tocar no assunto, ao dizer que seus adversários só sabem falar de suas pernas, esquecendo que ele governa com a cabeça e com o coração. No vídeo, Amazonino sugere ainda que os adversários cuidem das próprias pernas para correr atrás da Polícia Federal e dele.
PERNAS FRACAS
O vídeo acaba lembrando o fato de que, durante a convenção da federação PSDB/Cidadania, Amazonino pediu para sentar durante seu discurso, o que foi apontado como sinal de fraqueza e de saúde frágil. A pergunta que não quer calar é: seria inteligente por parte da campanha também insistir no tema? Essa não seria uma forma de valorizar o argumento dos adversários, atribuindo ainda mais importância à questão?
CRISTÃOS NO FOCO
Dois dias depois do prefeito David Almeida mandar recado aos evangélicos para que cobrem os pastores que estão os orientando a votar em Bolsonaro, quando os empregos no Amazonas escassearem por conta dos ataques do governo federal à Zona Franca de Manaus, o vereador e pré-candidato a deputado federal Amom Mandel (Cidadania) divulgou um vídeo também dirigido aos cristãos, no qual condena o uso da fé para benefício político.
LOBOS EM PELE DE CORDEIRO
Aliado de Amazonino, Amom diz que pessoas, em Manaus e no Amazonas, estão usando o nome de Deus em vão para fazer campanha política e manipular o eleitor. O vereador diz que o pior tipo de pessoa que existe é quem usa a religião para manipular as pessoas para fins políticos. “Tem muita gente aí falando em Deus e metendo o pau nos cristãos. Cuidado com os lobos em pele de cordeiro na nossa cidade e no Amazonas”, diz Amom na legenda do vídeo.
EM DEFESA DA ZFM
Protagonista em todos os episódios em que a bancada federal do Amazonas precisou lutar em defesa da Zona Franca de Manaus e contra as decisões do governo federal que prejudicam o modelo, Marcelo Ramos (PSD) se reuniu, na tarde desta quarta-feira (3), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (SFT), Alexandre de Moraes, para tratar dos detalhes do novo decreto presidencial que reduz o IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.
NOVA ADIN NÃO É NECESSÁRIA
Segundo Marcelo Ramos, o ministro Alexandre de Moraes entende que não é necessário ajuizar uma nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), bastando apenas aditar os novos pleitos às Adins que já tramitam sob relatoria do ministro. Marcelo explicou a Alexandre de Moraes que o novo decreto é uma tentativa de burlar a medida cautelar proferida por ele que protege a competitividade da Zona Franca.
ADVOGADOS ESPERTINHOS
O deputado federal Serafim Corrêa denunciou, na manhã desta quarta-feira (3) os advogados que estão coletando procurações e enganando os professores e professoras aptos a receber o pagamento de precatórios referentes ao antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), atual Fundeb. Segundo Serafim, Não é preciso nenhum professor contratar advogado e nem pagar 10% ou 15% e nem dar procuração para advogado para receber os valores que lhes são de direito.