Multidão encarnada sai nas ruas de Parintins para manter a tradição do Garantido em homenagem aos namorados

Uma multidão vestida de vermelho e branco, com muita vibração e entoando as toadas antológicas e atuais acompanhou o Boi Garantido em mais uma noite especial em homenagem aos namorados, uma exaltação a Santo Antônio, um dos padroeiros do boi de Lindolfo Monteverde. A festa encerrou na Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

Em plena segunda-feira, o povão encarnado compareceu para fazer uma das mais lindas festas para os casais em Parintins. O evento foi antecedido pela tradicional ladainha em latim no curral tradicional da Baixa do São José. A programação foi realizada na noite desta segunda-feira, 12 de junho, Dia dos Namorados.

A tradicional saída do bumbá nesta data contou com a participação, em cima do trio elétrico, do apresentador Israel Paulain, do levantador de toadas Sebastião Júnior e demais toadeiros do reduto encarnado: Gilson Matos, Bruno Costa, Alexandre Vitor, Rafael Júnior, Ken Pablo e Patrick Modesto.

Ao ritmo das toadas que marcaram época, o Garantido acompanhado pela vaqueirada, como manda a tradição brincou ao redor das fogueiras e distribuiu rosas aos casais de enamorados. Para este momento e em retribuição pelo carinho, os torcedores enfeitaram a frente de suas casas para a tradicional festa vermelha, que há décadas é realizada no município.

No chão, com o peculiar o ‘ritmo, cadência e tradição’ a Batucada dava o tom, enquanto a torcida oficial Comando Garantido se encarregava de puxar o público, sempre com os movimentos de braço. Por onde passava a emoção tomava conta, principalmente das mulheres que eram presenteadas com uma rosa vermelha.

Empolgado com o sucesso de mais um evento aos namorados, o diretor administrativo Adson Silveira, representante do presidente Antônio Andrade no ato, que não pôde participar por cumprir compromisso em Manaus, ressaltou que o amor do torcedor encarnado pelo boi do mestre Lindolfo mais uma vez foi comprovado.

“Nossa galera compareceu em massa, e olha que é uma segunda-feira, sendo que no outro dia tem trabalho para muitos. É muita emoção em ver a nação vermelha e branca no maior alto astral e assim mantermos viva a tradição de Lindolfo Monteverde”, pontuou o diretor administrativo.

O sentimento proporcionado na noite foi descrito pelo levantador de toada Sebastião Júnior como a grande força propulsora da cultura popular do Garantido.

“O Garantido sempre mantendo a tradição, só que em plena segunda-feira. E o nosso boi fazendo uma grandiosa festa. Olha a multidão que saiu nas ruas e está junto comemorando essa tradicional festa. O Garantido hoje e sempre provou que é forte, que é o Boi do Povão, o Boi da Amazônia”, afirmou Sabá.

Para a torcedora Maria do Socorro Sarmento, moradora da rua Armando Prado, receber, mais uma vez, uma rosa do Garantido é motivo de muita emoção.

“É muita emoção porque sou Garantido de coração, nasci Garantido e sempre vibro com meu boi, que é lindo, maravilhoso”, salientou a professora Maria do Socorro.

A empresária Lilian Reis, moradora da rua Lindolfo Monteverde, se emocionou ao receber uma rosa do seu “brinquedo de crianças”. Ela conta que recebeu a missão de sua vó para recepcionar o bumbá e receber a bela flor encarnada.

“Vem dos avós para os netos e assim aprendemos a amar nosso boi. Então, é muito gratificante, é muito orgulho, é muita emoção ver o Garantido em frente da minha casa e receber essa rosa, que é para viver o amor. Antes era minha vó que recebia e agora ela passou a tradição para a gente, ao mais novos da família. Eu já recebo a rosa há 12 anos”, disse. Lilian, informando que já começou a repassar a tradição para sua sobrinha.

O professor Adeilson Lima experimentou pela primeira vez brincar de vaqueiro e movimentar o cavalhinho em cada evolução do Garantido ao redor das fogueiras.

“É a coisa mais maravilhosa que podemos ter, poder brincar com o Garantido nas ruas, em uma festa popular, democrática, no meio do povo, vendo de perto o boi e sentir a emoção que o Garantido nos transmite. É a coisa mais linda que poderíamos ter nesse dia 12 e o Garantido veio realmente para apaixonar”, descreveu o professor.

Fotos: Paulo Sicsu