Cerca de 100 mil pessoas celebraram a chegada de 2025 com muita alegria entre a noite de terça-feira, 31/12/24, e as primeiras horas desta quarta-feira, 1º/1, no parque Amazonino Mendes, localizado no encontro das zonas Norte e Leste, as duas mais populosas da capital amazonense. A estimativa de público é do Corpo de Bombeiros.
Com diversos artistas e bandas locais como Forró Festança, Tome Xote, Lucas Moura e George Japa, e o cantor Pablo sendo a atração nacional, o “Réveillon Manaus 2025 – O Encontro da Nossa Gente”, organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), encantou do começo ao fim.
O diretor de eventos da Manauscult, Clemilton Pinto, falou da importância de trazer artistas de qualidade, incluindo de carreira nacional, como o cantor Pablo, para as zonas Norte e Leste da cidade, sem centralizar artistas conhecidos em todo o país em apenas um local de Manaus.
“Preparamos um megaréveillon aqui para a região da alameda Alphaville, incluindo atração nacional, sendo a mesma que tocou na Ponta Negra, o cantor Pablo, fazendo uma grande e bela festa”, disse.
A programação aconteceu com a participação efetiva e coordenada de diversos órgãos e secretarias da prefeitura e do Governo do Estado, conforme destacou Gabriel Barbosa, representante do Centro de Comando da Capital (CCC).
“Nosso objetivo aqui é reunir as secretarias do município e do estado para gerenciar o evento. Tudo que aconteceu foi monitorado”, comentou.
Entre os órgãos que participam da coordenação do Réveillon entre as zonas Norte e Leste estão as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Saúde (Semsa) e Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). A Guarda Municipal, ao lado das polícias Militar e Civil, garantiram a segurança pública e patrimonial no local.
Artistas
Uma das atrações locais que agitou o público foi o grupo Forró Festança. A vocalista Gi Santana falou da expectativa para a apresentação.
“Trabalhamos duro para chegar com uma festa linda para vocês. Começamos com forró bem agitado que a galera gosta muito”, contou.
George Japa foi o cantor que subiu no palco para fazer o show da virada, com a contagem regressiva para o novo ano. Ele falou da emoção de ser o artista escolhido para o momento.
“A responsabilidade é muito grande, né? Confesso que foi uma surpresa, quando me chamaram. E é um prazer e honra fazer tudo isso aqui na zona Leste. É um público que acompanha a gente muito bem. E nada melhor que retribuir esse carinho”, celebrou.
Receptividade do público
Valdson Machado é morador da região. Ele comemorou a iniciativa da prefeitura em realizar uma programação de Réveillon no parque Amazonino Mendes contemplando, assim, quem vive e mora nas proximidades do local.
“É muito importante que aconteça esse evento aqui, porque antigamente tinha apenas na Ponta Negra. Então, trazendo para cá também, a prefeitura está de parabéns. O povo estava muito carente de programações assim”, agradeceu.
Quem também levou a família para acompanhar a virada de ano no parque foi o agente de coleta Elvis Santana.
“Trazer shows para zona Norte e a zona Leste é importante, porque mostra que a prefeitura está fazendo um bom trabalho. E são vários shows para aproveitar com a família. Estou aqui com minha esposa”, relatou.
Já o Marcelo Maia aproveitou os shows para lucrar e aumentar a renda com a venda de diversos pratos. “Expectativa de vendas e lucros está lá em cima para já começar 2025 com o pé direito. E com shows aqui atraí empregos também”, concluiu.
Fotos: Valdo Leão / Semcom