Mulheres em cargo de direção se destacam na Assembleia Legislativa do AM

No Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, além de programação especial em alusão à data, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) destaca o trabalho marcado pela dedicação de mulheres, que ajudam na construção do dia-a-dia parlamentar da Casa. Entre essas mulheres, estão servidoras efetivas, comissionadas e colaboradoras.

Trabalhando há 58 anos no Poder Legislativo, a diretora de Apoio Legislativo Luzia Aldenize Nascimento Albuquerque, já viu passarem pela Aleam diversas mulheres parlamentares. “Sempre achei que as mulheres eram preteridas em relação a assumirem cargos de direção ou até mandatos parlamentares. Hoje em dia eu vejo a evolução da importância da mulher, que é sensível, dinâmica e dedicada em tudo que faz. Acho que elas merecem estar nos lugares que estão hoje e espero que cheguem mais longe ainda”, defendeu.

Luzia Albuquerque afirma que atualmente as quatro deputadas da Aleam, Alessandra Campêlo (MDB), Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP), Joana Darc (PL) e Therezinha Ruiz (PSDB) se destacam pelo brilhantismo e eficiência no parlamento estadual. “Estou muito feliz com essa evolução e com esse reconhecimento do valor da mulher. Essa mudança a gente vê até na própria legislação, com a aprovação de leis que protegem a mulher da violência e abusos”, explicou.

Ocupando o cargo de diretora geral adjuta e coordenadora do programa Assembleia Viva, Karina Brilhante, vê como acertada a atitude do presidente da Aleam, Josué Neto, de valorizar a qualificação e o perfil profissional de seus diretores, sem levar em consideração questões de gênero. “Temos assistido ao longo dos tempos, os cargos de gerencia e liderança, serem destinados em sua grande maioria aos homens. A Assembleia é um campo aberto para mulheres e homens mostrarem o seu potencial profissional, sem distinção”, analisou.

Chefe de gabinete do deputado Sinésio Campos (PT), Elis Regina Barros, que trabalha há 20 anos na Aleam, conta que a maioria dos cargos de gerenciamento na Aleam é composta por mulheres. “Ao longo desse tempo, percebi que a profissionalização das mulheres esteve muito presente. A maioria das chefias de gabinete dos deputados aqui são mulheres”, destacou.

Na diretoria de Orçamento e Finanças, a economista e pós-graduada em Administração Pública, Sâmia Said da Silva, comanda três gerências: Finanças, Orçamento e Contabilidade. “Dentre todos os lugares onde trabalhei, destaco este cargo que ocupo na Aleam atualmente. Estou muito feliz e honrada em poder fazer parte desta equipe na gestão do presidente Josué Neto”, afirma.

A diretoria de Orçamento e Finanças tem atribuições de orientar, controlar, coordenar, dirigir e superintender as atividades normativas e executivas de planejamento e administração orçamentário-financeira da Assembleia Legislativa.

Entre as demais diretoras estão à jornalista Dhyene Brissow, que é Diretora de Comunicação; Isaura Dutra Lindoso, diretora de cerimonial; Karla Holanda, diretora de Material e Patrimônio e Isabel Pacheco, diretora de Assistência Social.