Mulher é curada do HIV após tratamento com células-tronco. O caso foi de uma mulher de 64 anos que vivia com o vírus e um quadro de leucemia mieloide aguda.
Mulher é curada do HIV após tratamento com células-tronco.
Esse tratamento faz parte de um estudo, apoiado pelo governo dos Estados Unidos e coordenado pelas professoras Yvonne Bryson, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e Deborah Persaud, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.
O estudo vai acompanhar 25 pessoas, que vivem com o vírus HIV, e se submeteram a transplantes de células tronco retiradas do sangue do cordão umbilical.
Este mesmo estudo já curou dois outros pacientes voluntários, sendo dois homens. Nesta semana, a equipe de pesquisadores declarou uma possível cura do HIV, através desse tratamento inovador de transplante de células-tronco, na primeira mulher.
Segundo os pesquisadores, a mulher recebeu um transplante sanguíneo de células-tronco para tratamento da leucemia. Após a intervenção cirúrgica, ela ficou livre do vírus HIV por 14 meses, sem quaisquer medicamentos antirretrovirais.
Mesmo com o sucesso dos transplantes, a estratégia não deve ser usada em larga escala, pois os transplantes de células-tronco não são uma estratégia viável por questões óbvias, mas que a cura do HIV é possível através do uso de terapia genética.
Além do HIV, os tratamentos também podem ser usados para o tratamento de câncer e outras doenças.
Fonte: Olhar Digital