Mudanças de última hora e expectativa sobre candidatura ao Senado

As últimas horas do prazo para a realização das convenções partidárias no Amazonas têm sido marcadas por mudanças inesperadas e uma grande expectativa em torno do anúncio do nome que comporá a chapa do governador Wilson Lima (UB) como candidato a Senador. A dúvida é se o Avante, do prefeito David Almeida, que realiza convenção conjunta com o União Brasil, do governador Wilson Lima no início da noite desta quinta-feira (4), vai retirar do tabuleiro a candidatura de Chico Preto (Avante).

PL BATE O PÉ

Em convenção realizada na manhã desta quinta-feira (4), o PL de Alfredo Nascimento confirmou o nome de Alfredo Menezes como candidato ao Senado. Na ocasião, o próprio Alfredo Nascimento deixou bem claro que a existência de um único candidato ao Senado – leia-se a retirada da candidatura de Chico Preto – na chapa de Wilson Lima é condição sine qua non para manter o partido no arco de apoio à reeleição do governador.

CHICO PRETO NAS REDES

No lado do Avante, de David Almeida, também ainda não havia até horas antes da convenção qualquer indicação de que a candidatura de Chico Preto seria retirada. O próprio Chico Preto, entretanto, recorreu às redes sociais na tarde desta quinta-feira (4) para informar que conversou pela manhã com o prefeito David Almeida (Avante) e que, a partir deste momento, reflete junto à sua família sobre seu posicionamento nas eleições deste ano.

FIRMEZA DE DAVID

A postagem de Chico Preto está sendo interpretada como o prenúncio da retirada de sua candidatura ao Senado. No post, Chico Preto chama David de amigo e elogia a firmeza e lealdade de seu comportamento no processo eleitoral, o que é uma verdade, já que David, em momento nenhum, cedeu à pressão para retirar sua candidatura ao Senado. Mas há horas em que é preciso reconhecer que o cenário macro se sobrepõe às vontades pessoais. A situação real só será conhecida após a convenção de logo mais.

MUDANÇAS DE ÚLTIMA HORA

O final do período de convenções também reservou espaços para algumas mudanças inesperadas no tabuleiro político das eleições 2022. O PMN, por exemplo, que havia fechado com o Solidariedade de Ricardo Nicolau, anunciou que fará parte do arco de apoio à reeleição de Wilson Lima. Já o PSB, de Serafim Corrêa, de quem se esperava apoio a Eduardo Braga (MDB), já que nacionalmente compõe com o PT, inclusive tendo indicado o vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin, anunciou que irá apoiar Ricardo Nicolau (Solidariedade).

STF ACIONADO

O líder da bancada federal do Amazonas, senador Omar Aziz (PSD), confirmou que a equipe de técnicos da Bancada do Amazonas está finalizando a Reclamação que será levada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo descumprimento de Jair Bolsonaro à liminar do ministro Alexandre de Moraes. A peça de Reclamação ao STF deve renovar o pedido da ADI já ingressada pela bancada anteriormente, com o objetivo de sustar o decreto em relação aos produtos da ZFM com PPBs (Processo Produtivo Básico) e que continuam com alíquotas reduzidas por ocasião do novo decreto.

ÓLEO E GÁS

Representantes do setor de óleo e gás natural expuseram suas demandas para um cenário até 2040, durante o “Fórum de Óleo e Gás” promovido pela Suframa, nesta quinta-feira (4), no auditório da Autarquia. O gerente geral da Unidade de Negócios de Produção da Amazônia da Petrobras, Stênio Jayme Galvão Filho, expôs os desafios logísticos das operações realizadas no Amazonas onde funcionam 86 poços ativos (75 produtores e 11 injetores) e são produzidas 1.100 toneladas por dia de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), equivalente a aproximadamente 84 mil botijas de GLP por dia.

OMISSÃO GOVERNAMENTAL

O Ministério Público Federal (MPF) denuncia a omissão governamental frente ao cenário de insegurança no rio Abacaxis, nos municípios de Nova Olinda do Norte e Borba, que culminou em uma série de violências praticadas contra povos indígenas e comunidades tradicionais daquela região desde de 2020. O MPF cobra a adoção de medidas concretas por parte de órgãos públicos das três esferas de poder para resguardar física e mentalmente essas populações.

UM ADVOGADO PARA CADA 322 HABITANTES

Com 13.226 advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, o Amazonas tem um advogado para cada 322 habitantes. É o que mostra novo levantamento do Conselho Federal da OAB. O levantamento mostra ainda que o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Proporcionalmente, há um advogado para cada 164 brasileiros residentes no país. O Conselho Federal da OAB se mostra preocupado com a qualidade dos cursos jurídicos pelo País.