O Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), lançou o MovCeu, um projeto itinerante que oferece acesso à cultura para comunidades de difícil acesso no estado. A primeira parada ocorreu no aniversário de Manaus, no Largo de São Sebastião, e contou com atividades culturais diversas para celebrar o lançamento da unidade móvel.
Cultura em movimento: democratização cultural nas comunidades
O MovCeu se destaca por sua infraestrutura completa, que inclui plataforma de acessibilidade, computadores e até internet. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa elaborou um cronograma que já define a passagem do MovCeu por várias comunidades de Iranduba, como Paricatuba, Fé em Deus, Lago do Janauari e Lago do Limão, até o final de novembro. Até o fim do ano, a unidade chegará a outras cidades, incluindo Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. A van, além de promover oficinas, também incentiva a criação artística por meio de produções audiovisuais e gravação de podcasts.
Uma oportunidade cultural inédita no Amazonas
O MovCeu também oferecerá oficinas e atividades de formação cultural. Essa iniciativa aproxima os habitantes locais do universo artístico, permitindo que eles próprios contem suas histórias e participem ativamente da criação cultural.
O impacto positivo do MovCeu nas comunidades locais
Com o apoio de atividades lúdicas e recreativas do projeto Mania de Ler, a iniciativa já está gerando resultados. No dia do lançamento, crianças e famílias participaram de oficinas e atividades educativas, promovendo uma interação direta com a cultura. Para a professora Luciete Araújo, “o MovCeu oferece uma nova visão de mundo para as comunidades, que terão acesso a livros, tecnologia e muito mais”.
Com o MovCeu, o Governo do Amazonas expande o acesso à cultura para áreas antes desassistidas, promovendo educação e lazer para as comunidades.
Fotos: Secretaria de Cultura e Economia Criativa/David Martins