Moradores de Petrópolis ganham mudas de plantas. Doação de 960 mudas faz parte do projeto Manaus Verde, dentro da ação itinerante do programa municipal de arborização.
Moradores de Petrópolis ganham mudas de plantas.
A ação aconteceu na quarta-feira (16/2) na rua Campos do Jordão, nas proximidades do residencial Paulo VI, bairro Petrópolis, zona Sul da cidade.
O projeto Manaus Verde visa a recomposição da cobertura vegetal da cidade, em um trabalho conjunto com as diversas comunidades da capital.
Em face das chuvas, este é o momento ideal para aumentar o plantio das mudas.
Durante a ação de doação, equipes da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), distribuíram material informativo.
Petrópolis recebe projeto Manaus Verde com doação de mudas de plantas
Preservação
A Semmas também trabalha junto a população, com esclarecimentos sobre a preservação do sauim-de-coleira, primata que encontra-se ameaçado de extinção, ou seja, é um trabalho duplo.
A partir do momento em que as mudas são doadas, os moradores também recebem folhetos explicando a atual situação do sauim.
“É um trabalho conjunto. Aproveitamos a época de chuva para pedir a colaboração da sociedade nesse trabalho de recuperar o verde”, disse Antonio Stroski, titular da Semmas.
Os moradores também ficaram alegres em poder colaborar para o reflorestamento urbano, como explicou Itaciara Melo, 44 anos, moradora de Petrópolis.
“É um grande incentivo, tanto para a preservação do verde, como para a preservação das espécies em fase de extinção”, completou.
Livro Vermelho
O sauim-de-coleira está no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
No folheto estão explicadas as características do primata, o que ele come, maneira de agir caso seja apanhado, hábitos de aproximação e acasalamento.
A próxima doação de mudas já tem data e local marcados.
Acontecerá dia 23 deste mês de fevereiro, na Avenida Ministro Mário Andreazza (BR-319), próximo da Feira do Ceasa.
Fonte: Semmas