O Contact Center do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), órgão da Prefeitura de Manaus que atende as demandas das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Semseg) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), registrou, no período de 1º a 30 de outubro de 2024, quase seis mil ocorrências, informadas pela população.
O trânsito sempre se destaca com o maior volume de demandas. Nos últimos 30 dias, foram 4.346 episódios, relacionados a acidentes envolvendo vítimas lesionadas, vítimas fatais, colisão entre veículos, estacionamento irregular, entre outros. Além disso, as equipes do IMMU também registraram 117 ações, como pane mecânica, monitoramento de frota, sinalização e semáforo.
De acordo com o superintendente do CCC, Sandro Diz, a instituição se prepara para receber novas ações que irão expandir a prevenção da cidade quanto a desastres naturais e outras formas de sinistros. Segundo ele, com a expansão a prefeitura terá uma melhor cobertura da cidade e poderá desenvolver um trabalho mais eficaz e confortável para a população.
“Estamos trabalhando para expandir os trabalhos no Centro de Cooperação da Cidade para que possamos acompanhar toda a cidade e reagir com mais rapidez e eficiência em pontos, antes distantes dos olhos da prefeitura de Manaus. Com o monitoramento que realizamos hoje, é possível adotar medidas imediatas para mitigar crises potenciais. Mas nem todas as áreas da cidade são alcançadas e é isso que estamos buscando neste segundo semestre do ano”, disse.
Ainda no mês de outubro, os agentes da Guarda Municipal, vinculados à Semseg, que atuam dentro do CCC, registraram 1.271 ocorrências. Dessas, a maioria relacionadas às operações de Centro Seguro, Terminal seguro e patrulhamento preventivo por toda a cidade.
Também a Defesa Civil do município teve um número significativo de registros, sendo 117 chamadas, principalmente para atuarem em deslizamento de barranco e destelhamentos de cacas, risco de desabamentos e desabamentos de casas de madeira e alvenaria, muros e rip-rap.
Encerrando o balanço, a equipe de Direitos Humanos da Semasc recebeu 59 denúncias de negligência, abandono de incapaz, maus-tratos, violência física e psicológica.
O Centro de Cooperação da Cidade atua com mais de 150 câmeras, nas principais vias de Manaus.
Foto: Divulgação / CCC