“Missão Arara” é realizada em Roraima

Começa nesta segunda-feira (26), em Boa Vista (RR), a “Missão Arara”, projeto idealizado pela Suframa para apresentar a Cartilha para Captação de Emendas Parlamentares, entre outras ações de fomento ao desenvolvimento sustentável na região. O acrônimo que nomeia o projeto faz referência às iniciais dos Estados que abrangem a área de atuação da Autarquia (Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá).
Liderada pelo superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Manoel Amaral, e composta por servidores das coordenações gerais de Gestão Tecnológica (CGTEC) e de Desenvolvimento Regional (CGDER), a agenda tem início nesta segunda-feira (26), com uma visita de inspeção no Distrito Industrial de Roraima. No local, beneficiado pelo Convênio nº 04/2019, estão previstos investimentos de aproximadamente R$10 milhões com a finalidade de melhorar a infraestrutura básica da área.
A programação com visitas técnicas e ações de integração com instituições locais segue na terça-feira (27) com reunião com prefeitos de Roraima para o lançamento da Cartilha para Captação de Emendas Parlamentares. Também haverá visita à Fazenda Modelo, projeto de produção agrícola pautado pela sustentabilidade.
Na quarta-feira (28), haverá palestra ministrada pelos servidores da Suframa, a respeito de Investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Amazônia Ocidental (AMOC) destinada aos representantes do governo estadual e Institutos de Ciência & Tecnologia (ICTs) públicas e privadas de Roraima.
No mesmo dia, como parte da agenda institucional, também está prevista uma reunião com o governador de Roraima, Antonio Denarium. Em pauta, além da cartilha de captação de emendas, está a possibilidade da criação de uma zona de Desenvolvimento Sustentável no Estado, articulação para fortalecimento do ecossistema estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e a integração econômica internacional via Guiana.
Por fim, na quinta-feira (29), está prevista reunião com representantes da Prefeitura de Boa Vista para abordar projetos de incremento do desenvolvimento regional em Roraima. As atividades seguem o cronograma que deverá passar em toda a área de abrangência da Autarquia (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Macapá e Santana no Amapá). “A ideia de projetos como o Arara é fazer com que atores regionais atuem de forma integrada para que haja na Amazônia convergência de esforços em prol do incremento social e econômico”, ressaltou o superintendente adjunto, Manoel Amaral.