A Escola Raymundo Nonato, no Novo Aleixo, recebeu na segunda-feira (09/12) uma palestra do MPAM sobre bullying, drogas e violência sexual para conscientizar os estudantes. A palestra integra a Operação Hagnos, uma iniciativa que visa a proteção de crianças e adolescentes em todo o Brasil.
Combate ao bullying e conscientização sobre direitos
A palestra foi conduzida pelo promotor de Justiça Kepler Antony Neto, que enfatizou a importância de as crianças e adolescentes conhecerem seus direitos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o promotor, “essas atividades têm caráter preventivo, buscando evitar a ocorrência de violações e crimes contra os direitos das crianças e adolescentes”. A ação reforça a necessidade de educação para que os jovens saibam identificar e denunciar abusos, seja bullying, uso de substâncias ilícitas ou casos de violência sexual.
O evento permitiu que alunos, professores e servidores discutissem o impacto desses problemas e medidas de combate. Cerca de 150 pessoas participaram da mobilização, com apoio do CAOIJ/MPAM.
A importância da Operação Hagnos
A palestra faz parte de um esforço maior coordenado pela Operação Hagnos, que reúne diversas instituições no combate a crimes contra a infância e juventude. A operação, promovida pelo MJSP e coordenada pela SSP/AM, visa prevenir riscos e violações dos direitos das crianças, especialmente nas escolas. A ação está alcançando diversas escolas da capital e promete continuar com novas edições.
A operação busca, principalmente, envolver a comunidade escolar e as famílias nas soluções para os problemas enfrentados pelos jovens. A intenção é criar uma rede de apoio para enfrentar a violência, o bullying e o uso de substâncias ilícitas, criando ambientes mais seguros para todos.
Foto: Divulgação